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Seguros de saúde para colaboradores de empresas

Conheça os detalhes do seguros de saúde para empresas.

Começa a ser relativamente habitual as empresas ofereceram seguros de saúde aos seus colaboradores. Principalmente nas empresas multinacionais, esta é uma prática bastante comum e que constitui um factor de valorização do trabalhador. As coberturas associadas a este podem variar mas normalmente incluem as especialidades mais comuns, como dentista, oftalmologista, cirurgias e clínica geral. Os limites de despesa associados a cada um variam de acordo com a negociação levada a cabo pela empresa, junto da companhia de seguros. De qualquer forma, estas são proporcionais aos valores praticados no mercado para cada especialidade. Assim, as especialidades mais dispendiosas também costumam ter um tecto de despesa maior. Por oposição as especialidades cujas despesas costumam ser inferiores, possuem limites máximos de gastos mais baixos. De qualquer forma, para saber detalhadamente quais as coberturas do seguro de saúde oferecido pela sua empresa, poderá requisitar as suas condições junto da sua entidade empregadora.

Benefícios dos seguros de saúde

Um seguro de saúde pode ser bastante útil uma vez que oferece protecção ao seu beneficiário, em caso de necessidade de cuidados médicos. Esta situação pode ser especialmente importante em casos em que o serviço nacional de saúde não tenha capacidade de dar uma resposta a tempo e adequada. Por outro lado o acesso a clínicas privadas permitem, regra geral, um conjunto de melhores condições, principalmente a nível de infraestruturas, quando comparado com as instituições públicas.

Certas especialidades que são bastante comuns como dentista ou oftalmologia, oferecem uma assistência muito limitada em termos de serviço de saúde publica. Assim, ao ser beneficiário de um seguro de saúde, tem acesso a uma vasta rede de prestadores de serviços desta especialidade, à qual pode ocorrer em caso de necessidade.

Condições de seguros de saúde para colaboradores

Este tipo de seguro, regra geral, é oferecido por empresas com alguma dimensão. O motivo é que a empresa consegue melhores condições negociais ao contratar um seguro para um número elevado de colaboradores. Assim, as condições oferecidas serão sempre melhores do que as oferecidas caso o colaborador recorresse directamente à companhia de seguros. Esta diferença pode registar-se a nível do prémio anual a pagar, mas também do volume de coberturas envolvido. No caso do seguro empresarial, o prémio anual é suportado pela empresa, mas, ainda assim, este será bastante inferior ao que o colaborador pagaria, por si, se recorresse directamente à companhia de seguros. Por outro lado, o volume e número de coberturas será superior no caso do seguro ser negociado por uma empresa. Por exemplo, os limites para oftalmologia, que são das especialidades mais utilizadas, serão bastante superiores num seguro deste tipo.

Seguros extensíveis a familiares

Muitas vezes os seguros oferecidos pelas empresas são extensíveis a outros membros do agregado familiar. Neste caso, normalmente, existe a necessidade de pagar um valor adicional, sendo que este deverá ser suportado pelo colaborador. No entanto, por este ser um seguro negociado com uma empresa, o valor pedido será, regra geral, bastante competitivo e dificilmente encontrará melhor oferta com um nível de coberturas semelhante. Assim, pode compensar estender o seu seguro de saúde de colaborador a outros membros do agregado familiar, nomeadamente, membros que possam vir a ter mais necessidade dele. Por exemplo um familiar que vá engravidar ou possua alguma doença.

Como funciona o pagamento de despesas de saúde

O funcionamento dos seguros de saúde para colaboradores de empresa é bastante semelhante aos seguros de saúde individuais. Normalmente o beneficiário recorre aos cuidados de saúde que necessita e, posteriormente, envia para a seguradora a factura dessas despesas, para que possa ser reembolsado. Normalmente existe um impresso predefinido (veja um exemplo) pela seguradora que deverá preencher correctamente e enviar para esta, via email ou correio. Caso não o tenha deverá solicitar informações junto da sua entidade empregadora. Não se esqueça que, além de enviar esse impresso, precisa também de anexar a factura referente à despesa de saúde suportada.

Conclusão

Os seguros de saúde oferecidos aos colaboradores das empresas são uma excelente mais valia que deve ser valorizada ao assinar um novo contrato de trabalho. Através deste poderá ter acesso a uma ampla rede de prestadores de serviços de saúde de qualidade, por todo o pais. O prémio anual do seguro é suportado pela sua empresa pelo que não terá de se preocupar com o seu pagamento, mas poderá usufruir dele caso necessite de algum cuidado de saúde. Deve sempre verificar, antecipadamente, quais as clínicas e estabelecimentos que têm protocolo directo com a seguradora pois facilita o reembolso das despesas que efectuar. Não significa isto que não se possa dirigir a outros estabelecimentos, mas caso seja uma instituição com acordo, todo o processo é mais rápido.

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