Time, energy and money. These should never be compromised.

É seguro comprar medicamentos online?

Conheça todos os riscos de comprar medicamentos na Internet.

Com a expansão das lojas online, é cada vez mais possível comprar todo o tipo de produtos sem ter de sair de casa. No entanto existem produtos que algumas pessoas não se sentem seguras para comprar fora de lojas físicas. Um desses exemplos são os medicamentos que são produtos que podem ter um impacto directo na saúde. Será seguro comprar medicamentos online? Conheça neste artigo as nossas recomendações e se há motivos para esta preocupação.

Medicamentos de venda livre

Um aspecto relevante que convém começar por referir é qual a natureza dos medicamentos em questão. Genericamente falando, os produtos à venda numa farmácia dividem-se em dois tipos: produtos de venda livre ou produtos sujeitos a receita médica. O que difere estes dois tipos é a possibilidade de poderem ser adquiridos sem receita médica. Os primeiros podem ser vendidos e adquiridos livremente em qualquer superfície que os disponibilize. Em relação aos segundos, apenas estabelecimentos autorizados os podem vender e terá de o fazer sempre contra a apresentação de uma subscrição médica. A venda sem receita médica é proibida e constitui um crime.

Com respeito à venda de ambos online, recomendamos que apenas os primeiros pondere adquirir fora de uma loja física, ou seja, não deve comprar medicamentos online que necessitem de receita médica. Os produtos que não está sujeitos a receita médica, são normalmente produtos considerados de baixo risco, mesmo quando tomados de forma incorrecta. Por outro lado, os estabelecimentos não necessitam de nenhum autorização especial para os comercializar.

Em relação aos medicamentos sujeitos a receita médica, não é recomendável adquiri-los fora das farmácias. Estes são produtos mais sensíveis que deve tomar apenas com subscrição médica e mediante indicações do farmacêutico.

Falsificações de medicamentos

A falsificação de medicamentos são uma realidade perpetuada principalmente através da Internet. Daí que é necessário ter bastante cuidado ao comprar medicamentos online. Normalmente as falsificações acontecem em medicamentos sujeitos a receita médica, pelo que, desaconselhamos a sua aquisição fora de estabelecimentos físicos autorizados. O mercado de medicamentos falsificados é enorme e opera principalmente através de lojas online. Todos os anos são desmanteladas redes internacionais que se dedicam a esta actividade. Deve portanto ter o máximo de cuidado para não se ver envolvido num esquema destes e, em última análise, poder prejudicar gravemente a sua saúde. Muitas vezes as falsificações são feitas com substâncias parecidas ao medicamento em questão, mas que prejudicam gravemente a saúde.

Como escolher site confiável

Tal como já foi referido desaconselhamos a comprar medicamentos online sujeitos a receita médica, fora das farmácias. No entanto, para produtos de venda livre, poderá ser uma boa opção a aquisição dos mesmos online. Poderá encontrar preços mais competitivos e recebê-los directamente em casa, sem necessitar de se deslocar. No entanto, convém procurar uma loja online de confiança. Para isso deve tentar comprar apenas em lojas online nacionais. Assim conseguirá garantir que os procedimentos legais da legislação portuguesa, deverão estar a ser cumpridos. Por outro lado assegure-se que os produtos são enviados devidamente acondicionados. Lembre-se que se pode tratar de produtos sensíveis pelo que a forma como são transportados pode deteriora-los. Por exemplo temperaturas demasiado elevadas ou demasiado baixas podem fazer com que se estraguem. Além disso prefira sempre métodos de entrega expresso em mão, tipo transportadora. Formas de entrega que façam com que o produto se encontre em trânsito 4 ou 5 dias podem fazer com que este se comece a deteriorar. Assim deve preferir métodos de entrega no próprio dia ou dia seguinte para minimizar o tempo dos produtos fechados numa caixa em condições instáveis.

Conclusão

Comprar medicamentos online pode constituir uma boa opção para produtos não sujeitos a receita médica. Poderá beneficiar de uma maior comodidade na encomenda, bem como, preços mais competitivos em relação a estabelecimentos físicos. Com respeito a produtos sujeitos a receita médica, não recomendamos, de todo, que encomende via Internet. Tratando-se de produtos deste tipo existem muitas falsificações que são vendidas a preços muito mais baixos que o original e que levam o consumidor a cair na burla. Estes produtos são quase impossíveis de identificar a olho nu, apenas fazendo análises em laboratório se pode concluir acerca da sua composição. Assim, o consumidor comum, não tem meios para fazer esta verificação e fica assim muito mais desprotegido e sujeito a consumir estes produtos alterados. Devido a este motivo não recomendamos que proceda à aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica, fora das farmácias físicas tradicionais.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.