Time, energy and money. These should never be compromised.

Saúde no trabalho – cuidados a ter

Conheça as nossas recomendações para a sua vida profissional

Hoje em dia começam a surgir, cada vez mais, patologias relacionadas com maus hábitos durante o trabalho. Assim, as questões relacionadas com a saúde no trabalho começam a tornar-se cada vez mais relevantes. A lei obriga a uma consulta de medicina no trabalho, no mínimo, por cada trabalhador. Essa consulta, além de análises e exames de rotina, deve contemplar também alguns conselhos de hábitos saudáveis que deve adoptar enquanto está no seu local de trabalho.

A importância da postura

Um problema muito frequente que os trabalhadores têm é a postura física que adoptam no trabalho. Grande parte dos trabalhadores têm funções que exigem permanecer na mesma posição o dia todo. Assim, é de extrema importância que a forma como estão sentados seja a mais saudável. Nomeadamente, deve manter as costas direitas, as pernas a fazer um ângulo de 90 graus e os braços também a fazerem um ângulo de 90 graus com o tampo da mesa.

Como a maior parte dos trabalhadores trabalha em frente a um computador, a altura a que se encontra o monitor também é bastante importante. O meio do monitor deve estar à altura dos olhos para que não tenha a necessidade de inclinar o pescoço para baixo nem para cima, o que pode causar lesões neste, a longo prazo.

Na tarefa de se sentar com a postura correta ajuda bastante ter uma cadeira que permita uma postura confortável com as costas direitas. É importante que esta tenha regulação de altura para poder adapta-la à altura do seu monitor e da secretária.

Independentemente de estar sentado na posição adequada é importante que faça pausas regulares para mexer as pernas e as restantes partes do corpo que ficam imóveis ao ficar sentado por longas horas.

Movimentos repetitivos

Existem profissões que exigem movimentos repetitivos durante um longo período de tempo o que afecta a Saúde no trabalho. Regra geral este tipo de movimentos não costumam ser saudáveis pois esforçam demasiado, e de forma repetitiva, determinada parte do corpo, músculo ou articulação. Assim, deve tentar ao máximo diversificar o seu trabalho, fazer pausas bastante regulares e assegurar-se que tem o equipamento mais ergonómico possível. Por exemplo, se tiver uma função numa fábrica que costuma desempenhar com a mão direita experimente começar a fazê-lo também com a mão esquerda e ir alternando. Desta forma estará a dividir o esforço pelas duas mãos em vez de apenas só uma.

Alimentação saudável

Durante o trabalho existe muito a tendência para se ceder a uma alimentação menos saudável. Quer seja por se ter pouco tempo, quer seja por se querer poupar, ou mesmo por haver pouca oferta junto do local de trabalho. No entanto, deve evitar ao máximo ceder a esta tentação para evitar a deterioração da sua Saúde no trabalho. Existem sempre opções saudáveis, nem que tenha de as trazer de casa. Lembre-se que, provavelmente, passará a tarde toda sentado em frente ao computador, por isso não precisará de comer como se fosse correr uma maratona. Esse é o problema de muitas pessoas. Durante o trabalho, regra geral, a actividade física é muito baixa pelo que não precisa de grandes quantidades de calorias/energia. O que acontece é que muitas pessoas fazem refeições pesadas, ricas em hidratos de carbono, que não são nada adequadas para ficar uma tarde inteira sentado numa cadeira.

Equipamentos ergonómicos

Além dos cuidados acima mencionados que deve ter, nomeadamente a nível de postura, movimentos repetitivos e alimentação, existe outro factor importante. Deverá assegurar-se que os seus equipamentos são o mais ergonómicos possíveis. Por exemplo, se trabalha num computador, um rato ergonómico é bastante importante. Um rato nestas condições é um rato do tamanho da sua mão que, quando pega nele, a sua mão o envolve na totalidade. Ratos demasiado pequenos, ou de computadores portáteis não são nada ergonómicos e podem causar lesões a longo prazo. Por outro lado, ainda a propósito de ratos, deverá ter uma base de rato com almofada para pousar o pulso. Desta forma não o estará a forçar enquanto estiver a trabalhar.

O teclado, para quem trabalha com computador, é também outro dispositivo que deve ser ergonómico. Nomeadamente deve ter uma altura na parte traseira para que consiga escrever nele com o pulso direito.

A cadeira onde a pessoa se senta, caso a sua actividade assim o exiga também deve ser ergonómica. Neste caso o importante é ter costas altas para que estas fiquem perfeitamente apoiadas, encosto para a cabeça, para que esta também tenha um suporte. Cadeiras com encosto só até meio das costas não são boa opção e podem causar dores de costas a longo prazo. A possibilidade de regulação da sua altura é também importante para a Saúde no trabalho para que esta se possa adaptar à sua secretária.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.