Time, energy and money. These should never be compromised.

A corrida e os benefícios para a saúde

Conheça os benefícios deste desporto que pode ser praticado por qualquer pessoa.

Para um estilo de vida saudável contribuem dois grandes factores: uma alimentação saudável e pratica regular de exercício físico. Apenas um destes factores isoladamente não têm possibilidade de conceder uma vida saudável. Existem diversos tipos de exercício que pode praticar sendo que uns serão mais adequados a cada objectivo. Por exemplo se o seu objectivo for perder peso, terá um tipo de exercícios mais propícios a isso (como por exemplo a corrida), se o seu objectivo for reforço muscular, haverá outro leque de exercícios mais adequado a esse fim.

A popularidade da corrida

A corrida é actualmente uma actividade física muito popular. Principalmente pela facilidade com que qualquer pessoa, de qualquer idade, começa a correr. Não é preciso inscrever-se num ginásio, pagar uma mensalidade, sair de casa e ir até lá alguns dias por semana. Para correr basta vestir roupa de desporto, calçar uns ténis e sair de casa. Esta facilidade constitui um dos factores que tem tornado a corrida tão popular. Por outro lado, não exige nenhuma capacidade nem técnica complexa. Correr é um exercício bastante simples que qualquer pessoa (por uma maior ou menor distancia) consegue fazer.

A corrida tem ainda outro aspecto relevante que é o facto de proporcionar uma progressão relativamente rápida, se for feita com muita regularidade. Ou seja, a corrida tem um enorme factor de motivação e até vicio, uma vez que uma pessoa que corra com alguma frequência, rapidamente começa a ver que vai correndo cada vez mais e mais. Esta motivação faz com que a pessoa não desmotive, e puxe mais por si a cada dia.

Uma outra característica que faz da corrida uma actividade tão popular é o facto de poder ser praticada por pessoas de praticamente qualquer idade. Mais depressa ou mais devagar, uma maior distância ou menor, praticamente todas as pessoas podem praticar este tipo de actividade física.

Ir a corridas organizadas

A existência de corridas organizadas onde qualquer pessoa se pode inscrever são um factor de motivação para muitos praticantes de corrida. Estas proporcionam uma dose extra de motivação pois faz com que os atletas possam correr com determinado objectivo. Por exemplo “vou preparar a corrida Y para fazer em menos de X tempo”. Com muita regularidade (algumas vezes por mês) existem provas de corrida onde se pode inscrever. As inscrições normalmente são a preços baixos, abaixo de 10€ e costumam incluir uma t-shirt e algumas outras ofertas variáveis. Existem corridas de diversas distancias sendo as mais comuns de 10km que normalmente se traduzem em 40min a 1.10h a correr. Uma corrida bastante famosa da região de Lisboa é a Corrida do Tejo.

Uma ideia que muitas pessoas têm é que estas corridas são apenas para atletas profissionais. Mas isso é um engano. Estas corridas são abertas a toda a gente e há sempre muitas pessoas não profissionais nelas. Talvez a maior parte mesmo. Existem pessoas com bastante treino que correm muito mas existe um número ainda maior de corredores amadores, que correm esporadicamente. Posto isto, não deve ter complexos e poderá começar a inscrever-se em corridas. Costuma dizer-se que em corrida se faz melhores tempos do que a correr sozinho. Isto porque o entusiasmo e o facto de estarmos rodeados de outras pessoas a puxar por nós, faz-nos dar um pouco mais de nós.

Onde correr

Uma das grandes vantagens deste tipo de exercício físico é que pode ser praticado praticamente em qualquer sitio, quer viva no centro da cidade, na periferia ou no campo, existem sempre opções para correr. Nas cidades a melhor aposta é em jardins ou então deslocar-se para a periferia. Se viver perto do mar ou rio, também costuma ser boa opção correr junto dele, muitas vezes existem passeios ou caminhos pedonais ao longo deste. Se não tiver esta possibilidade, correr dentro de uma zona urbana também pode ser opção. O piso poderá ser um pouco mais irregular mas consegue correr na mesma. Nesta caso recomendamos apenas que tente correr em horas de pouco trânsito, para não ter de parar muitas vezes a atravessar estradas e por causa da poluição. As cidades têm muita poluição durante as horas de maior trânsito e respira-la intensamente, como acontece quando se está a fazer exercício, prejudica bastante a saúde do organismo. Assim, a melhor hora para correr é de manha muito cedo. A poluição do dia anterior teve tempo de se dissipar durante e a noite, e o fluxo de carros ainda não voltou a aumentar, portanto esta será a altura do dia com menos poluição.

Conclusão

Correr é uma actividade física muito popular hoje em dia. Basta comprar uma roupa de desporto, uns ténis e pode começar hoje mesmo a fazer exercício. Sem estar preso a nenhuma mensalidade de ginásio. Poderá começar por correr apenas aquilo que conseguir e vai evoluindo a pouco e pouco. A corrida permite uma progressão a um bom ritmo desde que seja praticada com alguma regularidade.

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