Time, energy and money. These should never be compromised.

Vai visitar a Ásia este verão? Tome estas notas.

Se vai viajar para o continente Asiático veja os nossos conselhos.

O período de férias para a maior parte das famílias Portuguesas está a chegar. Muitas aproveitam este período do ano para passar uns dias fora de casa a descansar e conhecer novos locais. Existem destinos para praticamente todas as bolsas. Desde destinos dentro de Portugal como para o estrangeiro. Dentro de Portugal destaca-se a zona do Algarve que é a que regista um maior fluxo de pessoas em férias, nos meses de verão. No entanto, a costa alentejana e norte do país também começam a despertar o interesse de algumas pessoas e as estâncias hoteleiras destas zonas registam um aumento de ocupação de quartos neste período do ano. Estas zonas podem constituir uma excelente forma de poupar nas férias pois os preços dos alojamentos são, tendencialmente, mais baixos. Em relação a destinos no estrangeiro, temos os tradicionais destinos mais perto de Portugal, como os países europeus, Espanha, França, Itália, entre outros. A adicionar a estes temos os destinos mais longínquos, que já não estão ao alcance de todas as bolsas, mas que, ainda assim, registam um fluxo significativo de Portugueses neste período do ano. De entre os destinos mais populares, de entre quem vai visitar a Ásia, temos a Tailândia, Malásia, Filipinas, Sri Lanka, entre outros. Se forem estes os destinos das suas férias continue a ler pois iremos dar-lhe informações úteis neste artigo.

Condições climatéricas esperadas

Um aspecto importante a considerar é que algumas partes da Ásia se encontram, nestes meses de verão em Portugal, no período de monções. As monções são um período de tempo característico da maior parte dos países tropicais, no qual chove bastante e de forma intensa. Estas chuvas, no entanto, costumam ser de curta duração e muitas vezes o sol regressa num pequeno espaço de tempo. Por outro lado, apesar de se considerar uma estação molhada, ou seja, com muita precipitação, as temperaturas são altas. Na verdade, a temperatura média da maior parte dos países tropicais tem poucas variações ao longo do ano. Por este motivo algumas pessoas fazem propositadamente férias neste período uma vez que é considerado época baixa e, portanto, os preços são mais competitivos. A poupança conseguida pode ser muito significativa, principalmente nas unidades hoteleiras que vêm a sua ocupação reduzida neste período do ano.

Deve assim verificar se a zona específica para onde vai se encontra neste período de monções. De referir que nem todas as zonas da Ásia se encontram nele, portanto nada como verificar a sua localização específica. Ao visitar a Ásia verifique ainda que existem determinadas zonas cujos hotéis fecham, inclusivamente, durante a época de monções. Devido às condições climatéricas o número de turistas é reduzido pelo que não lhes compensa estar abertos.

Trocar moeda

Desde a criação da moeda única na União Europeia, fomos ficando desabituados a trocar moeda antes de ir para o estrangeiro. Há alguns anos bastava deslocar-nos ao país vizinho e já teríamos de trocar moeda portuguesa por espanhola, antecipadamente. Com a moeda única essa necessidade foi desaparecendo. No entanto, para países asiáticos, terá sempre de trocar antecipadamente moeda, para poder comprar o que precisar localmente. Uma dúvida que surge frequentemente é qual o local mais vantajoso para trocar moeda. Salvo muito raras excepções, o melhor sitio é mesmo localmente em casas de câmbio. Trocar o dinheiro em Portugal, através de um banco, tem custos mais acrescidos a maior parte das vezes. Além da taxa de câmbio mais desfavorável. Por outro lado, particularmente em países muito virados para o turismo como a Tailândia, existem casas de câmbio espalhadas pelas cidades. Nestas pode, com toda a confiança, trocar moeda a uma taxa de câmbio muito favorável e sem custos administrativos. Por haver muita concorrência localmente, as taxas e custos são muito competitivos. Um conselho adicional importante é para evitar trocar moeda nos aeroportos. Nestes locais as taxas oferecidas também costumam ser mais desfavoráveis. O nosso conselho passa por, eventualmente, trocar apenas um pequeno valor para o primeiro dia no aeroporto, e, depois, procurar uma casa de câmbio local para trocar o restante dinheiro. Nem precisa de o trocar todo de uma vez, devido à grande oferta de casas deste tipo, poderá ir trocando à medida que precise.

Negoceie tudo

Em grande parte dos países asiáticos existe uma certa cultura de negociação. Existem muitos mercados locais onde a negociação é a palavra de ordem. Quase tudo é negociável, quando lhe derem um preço, este já tem uma margem para poderem baixar. Faz parte da cultura, a negociação. Quer se trate de recordações num mercado local, quer se trate de uma excursão, de um táxi, entre outros, todos estão à espera que haja uma negociação. Assim, ao visitar a Ásia, nunca deve aceitar o primeiro preço que lhe dão pois este não será, a maior parte das vezes, o preço mais baixo que o comerciante está disposto a fazer.

Conclusão

Se nestas férias vai visitar a Ásia saiba que algumas parte desta estão no período anual de monções. Este período do ano também conhecido como estação molhada, caracteriza-se por chuvas fortes e frequentes apesar de se registar uma temperatura alta. Estas chuvas, no entanto, costumam estender-se por um curto período durante o dia. Com respeito ao dinheiro, saiba que, na maior parte das vezes, localmente, será mais vantajoso trocar moeda. Fazer a troca em Portugal, através de um banco tem custos mais acrescidos e uma taxa de câmbio mais desfavorável. Por fim saiba que na cultura asiática existe muito o hábito da negociação, por isso, negoceie tudo!

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.