Time, energy and money. These should never be compromised.

Marcar viagens com antecedência compensa?

As férias estão a chegar, saiba como poupar.

As férias de verão aproximam-se e muitas pessoas começam a pensar no seu destino de descanso deste ano. Já terá ouvido dizer que deverá marcar viagens com antecedência, uma vez que, com o aproximar da data, os preços tenderão a ficar mais caros. No entanto, recentemente começaram a surgir um novo tipo de promoção designado por “Last Minute”. Estas promoções são precisamente a oferta de preços mais competitivos para reservas “em cima da hora”, ou seja, para uma data muito próxima. Posto isto, será que ainda compensa marcar férias antecipadamente? Veremos neste artigo a melhor resposta a esta questão.

Bilhetes de avião

As viagens de avião tendencialmente têm melhores preços quando adquiridas com a antecedência de alguns meses. No entanto, com a proliferação das companhias low cost, estas prometem preços competitivos durante todo o ano. Assim, a questão da aquisição da viagem com antecedência, é mais relevante se não planear viajar numa companhia low cost. Nestas, muitas vezes, não existe grande diferença entre marcar viagens com antecedência ou para uma data muito próxima. A oferta de preços destas companhias costuma ser menos flutuante. Por oposição, em companhias de bandeira, no mesmo avião, haverá clientes que adquiriram o bilhete de avião a preços muito distintos.

Por outro lado, existe um tipo de promoções que tem vindo a assumir alguma importância que são as tarifas “Last Minute”. Este tipo de promoção verifica-se quando a data de partida está muito próxima (a alguns dias) e existem ainda lugares por preencher em determinada aeronave. Assim, a companhia aérea decide fazer um preço promocional para conseguir encher o avião em questão. No entanto, este tipo de promoções são sempre uma incógnita, nunca poderá saber antecipadamente se irão acontecer ou não. Se as suas datas de viagem não forem flexíveis, é um risco, esperar por uma data mais próxima para tentar marcar a viagem. Pode não haver disponibilidade e fica sem hipótese de viajar na data que desejava. Esta situação pode alterar drásticamente os seus planos, pois as rotas áreas têm dias e horas fixos, pelo que, poderá não ser fácil encontrar alternativas viáveis. De acrescentar apenas que, quanto mais concorrido for o período do ano em que deseja viajar, menos provável é que uma promoção deste género surja. Em época alta os aviões costumam encher e não se criam as condições para as companhias áreas fazerem este tipo de promoções. A maior probabilidade de acontecerem promoções “Last Minute” é em época baixa ou média, nas quais as companhias possam ter dificuldade em circular com as aeronaves 100% lotadas.

Resumindo o nosso conselho vai para adquirir viagens com antecedência, caso pretenda viajar numa companhia que não seja low cost. Em relação ás low cost, mesmo que o preço possa não variar muito, é importante adquirir com antecedência, devido ao facto de poder ficar sem disponibilidade. Estas companhias, regra geral, têm muita procura, e as aeronaves enchem rapidamente.

Reserva de alojamento

Com respeito ao alojamento, algumas unidades hoteleiras oferecem descontos para compras antecipadas. Normalmente esses descontos são oferecidos no início do ano, para o verão desse mesmo ano. É relativamente habitual ver descontos de 20/30% o que faz uma diferença significativa no preço final. Grupos hoteleiros de destaque em Portugal, como o Vila Galé ou o Pestana têm por hábito oferecer este tipo de descontos. Por outro lado, se planeia fazer as suas férias durante meses muito concorridos, como Agosto, tenha em atenção que o hotel que pretende reservar, poderá já estar esgotado. Hotéis populares durante a época alta esgotam depressa, pelo que deverá ter isso em consideração.

À semelhança das promoções “Last Minute” que existem nas companhias áreas, algumas unidades hoteleiras também as oferecem, ainda que com menos frequência. A lógica é exactamente a mesma. Quando se aproxima um determinado período e o hotel ainda tem alguns quartos disponíveis, por vezes, são feitas tarifas promocionais com o objectivo de encher o hotel. O risco que enfrenta ao esperar por uma promoção deste tipo é o mesmo referido acima, nomeadamente o hotel em causa esgotar e já não poder reservar a sua estadia para o período pretendido.

Conclusão

Se pretende fazer férias fora de casa, e as suas datas são pouco flexíveis, então é recomendável marcar viagens com antecedência e assim poder fazer umas férias low cost. É certo que, por vezes, surgem promoções “Last Minute” para vários destinos, a nível de bilhetes de avião e de unidades hoteleiras. No entanto, estas são mais adequadas a pessoas cujas datas são mais flexíveis, em que não há problema adiar as férias 1 ou 2 semanas, em cima da hora. Salvo esta excepção, os preços têm tendência a aumentar com o aproximar da data, principalmente se planear fazer as suas férias em época alta. Esta época, em Portugal costuma compreender os meses de Julho e Agosto, se bem que Junho e Setembro, começam a ter cada vez mais adesão.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.