Time, energy and money. These should never be compromised.

Dicas para poupar no aquecimento da casa

O Inverno chegou e com ele a necessidade de aquecer a sua habitação.

Com a chegada do Inverno crescem as preocupações acerca da forma mais eficiente e barata de aquecer a casa. Um aspecto deve sempre ter em conta à partida: qualquer que seja o método de aquecimento que utilize, este fará aumentar os seus gastos mensais de forma significativa. Infelizmente não hã forma barata de aquecer a sua casa. No entanto existem formas mais eficientes de o fazer, bem como, cuidados a adoptar que façam com que a sua necessidade de aquecimento possa diminuir. Veja abaixo as nossas dicas para poupar no aquecimento da casa.

Isolamento do seu imóvel

De nada serve gastar rios de dinheiro a aquecer a sua casa se o calor que produz está constantemente a sair da mesma. Muitos apartamentos têm este tipo de problema. A sua principal causa são janelas e portas mal isoladas que deixam escapar o calor para o exterior e, trazem para dentro de casa o ar frio que está na rua. Assim, o primeiro passo para aquecer a sua casa de forma eficiente é evitar ao máximo estas perdas. Assim deverá isolar correctamente todas as portas e janelas. Pode comprar umas fitas próprias para o efeito e coloca-las à volta das suas janelas e portas actuais. Estas fitas são normalmente de borracha e o seu objectivo é preencher o espaço pelo qual possa estar a entrar frio em sua casa. Facilmente consegue identificar quais as janelas e portas que necessitam delas. Se passar com a mão à sua volta sentirá zonas onde estará a entrar ar frio. Será principalmente nessas zonas que deverá aplicar a fita de isolamento.

Tal como já foi referido os principais pontos de entrada de frio e perda de calor em sua casa são as portas e janelas. Em relação ás janelas existe uma solução que faz uma diferença significativa no isolamento do seu imóvel e que, consequentemente lhe permitem poupar no aquecimento da casa. Essa solução é a aplicação de janelas de vidro duplo. Estas modernas janelas além de terem vidro duplo possuem borrachas resistentes a toda a volta com o objectivo de isolar ao máximo as mesmas. Com estas, além do isolamento do som do exterior, consegue um excelente isolamento e nível térmico. No entanto esta solução ainda exige o investimento de alguns milhares de euros, pelo que, é compreensível que nem todas as pessoas o possam realizar. Ainda assim deve pensar que este é um investimento de longo prazo e que o vai permitir poupar no aquecimento da sua casa ao longo do tempo. Ao perder menos calor e entrar menos frio, as suas necessidades de aquecimento irão diminuir muito, o que se traduz numa redução da energia necessária para aquecer a sua casa e, por isso, permite poupar no aquecimento da casa.

Forma de aquecimento

Hoje em dia existem muitas formas de aquecimento disponíveis para o seu imóvel. Uma das principais é através de ar condicionado. Esta forma exige no entanto algumas obras em casa. É necessário instalar uma unidade no interior e outra no exterior. A do exterior, muitas vezes, a única opção possível é ficar na fachada do prédio e para este tipo de intervenção é necessária a autorização do condomínio. Algumas vezes, por questões estéticas, esta autorização pode ser recusada. Uma alternativa será colocar numa varanda, por exemplo, caso a possua. O ar condicionado é considerada uma das soluções mais eficientes a nível de custos a longo prazo. Hoje em dia os aparelhos estão bastante eficientes a nível energético e gastam menos electricidade do que gastavam há uns anos. Além disso, ao ter a possibilidade de regular a temperatura, o aparelho tem a capacidade de ligar e desligar o aquecimento, poupando assim energia e contribuindo para uma forma de poupança mensal. Por outro lado tem uma vantagem que é o facto de também poder ser usado no verão, refrescando a sua habitação.

O aquecimento central é outras das formas de aquecimento bastante populares que é, hoje em dia, instalado em casas novas. Se a sua casa não o possui de origem pode ser uma operação bastante dispendiosa instalar um. Isto porque este sistema usa água para passar nos aquecedores espalhados pela casa o que faz com que seja necessário passar canalização por toda a casa sendo assim necessário partir várias paredes. Desta forma, o aquecimento central não costuma ser muito viável instalar numa casa já construída. Por isso mesmo, muitas casas construídas recentemente já o incluem.

Uma forma de aquecimento mais flexível, e que não exige qualquer obra, é a utilização de um ventilador. Estes ventiladores podem ser adquiridos em qualquer superfície comercial e basta chegar a casa, liga-los à corrente, e começam de imediato a aquecer a sua habitação. A desvantagem destes é que gastam bastante electricidade e podem não ser muito eficientes em divisões da casa muito grandes. Estes são mais adequados a quartos ou salas pequenas, nas quais pode ligar uns minutos o ventilador e esta fica de imediato mais confortável podendo assim poupar no aquecimento da casa como um todo.

Minimizar o frio em casa

Existem alguns truques para minimizar a sua necessidade de aquecimento em casa. Por exemplo, se vestir roupa mais quente quando está em casa no Inverno, reduzirá a temperatura necessária para se sentir confortável. Se possuir um ar condicionado, por exemplo, poderá pô-lo mais fraco e já se sentirá confortável. Por outro lado, o hábito de andar com menos roupa em casa faz com que seja necessário aquecer a sua habitação até uma temperatura mais alta, o que faz com que a energia necessária para o fazer também seja maior e, consequentemente, os gastos com aquecimento sobem.

No Inverno deve também procurar ingerir alimentos e bebidas quentes e que sejam aconchegantes. Sopa por exemplo, chás, são exemplos de alimentos que sobem a sua temperatura corporal e assim também diminuem a sua necessidade de aquecimento. Esta constitui assim outra forma de poder usar o seu equipamento de aquecimento numa potência inferior e assim poupar no aquecimento da casa.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.