Time, energy and money. These should never be compromised.

Cartões de crédito virtuais – saiba como usar

Saiba como pagar compras online de forma segura.

As compras online são um fenómeno com, cada vez mais, adeptos. A competitividade dos preços bem como a maior oferta de produtos leva a que esta forma de fazer compras esteja progressivamente mais enraizada nos hábitos dos portugueses. No entanto, na hora de pagar, podem surgir alguns problemas de segurança. Neste artigo apresentamos os cartões de crédito virtuais como forma de pagamento rápida e segura de todo o tipo de compras online.

Formas de pagamento no comércio online

Uma das principais preocupações de quem faz compras online são as formas de pagamento. Muitas pessoas desconfiam se o meio de pagamento utilizado é suficientemente seguro. E com razão, existem muitos relatos de dados bancários e de pagamento roubados online que, depois, são usados para fazer compras em nome de outras pessoas. Assim deve sempre ter-se o máximo cuidado no meio de pagamento escolhido.

A forma de pagamento a usar ao comprar em lojas como a Amazon, costuma compreender um leque de possibilidades nas quais se costuma incluir sempre, no mínimo, o pagamento via cartão de crédito. Este tipo de pagamento não é muito seguro uma vez que, se alguém tiver acesso aos dados do cartão que introduziu no site, então poderá imediatamente fazer compras em seu nome. Este meio de pagamento torna-o por isso vulnerável.

Outra forma de pagamento frequentemente disponível é via Paypal. Este meio de pagamento já é ligeiramente mais seguro na medida que não precisa fornecer ao comerciante nenhum dado seu. Apenas fazer login na sua conta Paypal e completar o pagamento.

Além dos meios de pagamento acima referidos existem ainda os pagamentos offline, ou seja, pagamentos que não são completados via Internet. Nesta categoria situa-se o pagamento via transferência bancária, referencia multibanco e cobrança. Estes 3 exemplos de meios de pagamento processam-se offline pelo que acabam por ser mais seguros quando comparados com os meios de pagamento online.

Cartões de crédito virtuais

Os cartões de crédito virtuais surgem como uma opção de pagamento online mais segura. Estes diferenciam-se dos cartões de crédito tradicionais pois têm uma validade mais curtem e possuem um limite de utilização inteiramente definido pelo utilizador. Isto significa que, por exemplo, pode criar um cartão virtual com uma duração de 3 meses e com um valor de 100 euros. Desta forma fica com um cartão que pode utilizar nas suas compras online, durante 3 meses desde que sejam compras de valor inferior a 100 euros. Assim, mesmo que os dados dos cartões de crédito virtuais lhe sejam roubados, não correrá grande risco, uma vez que, no máximo poderão utilizar o cartão até ao seu limite. Após esse limite não poderão fazer mais nada. Nos cartões de crédito tradicionais existe um limite muito mais alto e, caso os seus dados lhe sejam roubados, poderá incorrer em perdas muito significativas.

Como aderir

Recentemente vários bancos fornecem este tipo se serviço, pelo que, o melhor é contactá-los directamente e explicar o que procura. Muitos têm inclusivamente esta funcionalidade nos seus sites, na área de utilizador. Lembre-se que um cartão de crédito virtual terá sempre associado um cartão real (mesmo que seja de débito), ou seja, se não tem nenhum cartão associado à sua conta, poderá não ser possível gerar um cartão de crédito virtual.

Adicionalmente existe o serviço MBnet que foi, aliás, o pioneiro nesta área. Este serviço permitia através do multibanco, criar um acesso ao site MBnet e, posteriormente, poder gerar cartões virtuais no site. Mais recentemente a adesão ao MBnet só pode ser feita via MBway. O MBway é uma aplicação que poderá instalar no seu smartphone e, a partir dele fazer várias operações relacionadas com a sua conta bancária. O serviço MBnet encontra-se neste momento englobado no MBway, pelo que, é necessário aderir primeiro ao MBway para poder ter acesso ao serviço MBnet. De referir que, este serviço, é transversal a todos os bancos, portanto não importa qual o seu banco, poderá sempre usar o MBnet.

Conclusão

Ao fazer compras online deve sempre ter-se cuidado com os meios de pagamento. Não são raras as histórias de dados de cartões roubados que depois são utilizados para outras compras de forma não autorizada. Os cartões de crédito virtuais surgem como uma tentativa de diminuir os riscos envolvidos, mesmo que possam ser roubados os seus dados. Conseguem isto estabelecendo um período de validade para o cartão curto, bem como, um limite personalizável de gastos. Assim, mesmo que os seus dados sejam furtados, o potencial prejuízo é inteiramente controlável. Existem, hoje em dia, muitos bancos a oferecer este serviço. Se por acaso não for o caso do seu pode sempre usar o serviço MBnet que é transversal a todos os bancos

.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.