Dia 23 de Novembro tem vindo a tornar-se um dia cada vez mais popular entre comerciantes e consumidores. O Black Friday que nasceu nos EUA no início da década de 90 é uma realidade por todo o Mundo. Neste artigo procuramos analisar o significado deste dia e se, de facto, é uma oportunidade de poupança.
O Black Friday consiste num dia, no qual grandes superfícies comerciais e pequenos comerciantes fazem promoções de “arromba”. Normalmente estas promoções envolvem uma descida generalizada dos preços, em termos percentuais. Por exemplo, um desconto de 20% em todos os artigos da loja.
Existem abordagens mais originais tais como os primeiros 100 clientes poderem comprar qualquer produto por um determinado preço ou com um determinado desconto associado. Este género de promoção costuma originar filas enormes mesmo antes da superfície comercial abrir. Não é raro ver clientes a deslocarem-se à loja de madrugada, para garantir lugar quando esta abrir.
Outra ideia mais criativa consiste em sortear um cliente que pode pegar em todos os produtos que conseguir durante um determinado número de minutos e sair com eles se os pagar.
O departamento de marketing das grandes empresas desde cedo se apercebeu que o termo “Black Friday” traz consigo um potencial enorme de venda. Mesmo que não faça qualquer tipo de descida real de preço, o simples lançamento de uma falsa promoção de Black Friday, trará um aumento de vendas à loja em questão. A verdade é que existem muitos comerciantes a aproveitarem-se disso mesmo.
Por outro lado, muitas empresas fazem efectivamente promoções reais nos seus produtos oferecendo descidas significativas de preço. Estas promoções acabam por captar muitos clientes e fazer disparar o volume de vendas do comerciante, durante o período de Black Friday.
Posto isto, o nosso conselho é que verifique sempre se a promoção que lhe estão a oferecer é real. Como o pode fazer? Dicas no próximo paragrafo.
Hoje em dia com a Internet este processo encontra-se mais facilitado. Para ter a certeza que um produto tem efectivamente um desconto face ao seu preço habitual, poderá pesquisar em lojas da concorrência qual o preço de venda a que esse produto, ou outro semelhantes, está a ser comercializado. Assim conseguirá perceber se efectivamente o produto em causa está abaixo do preço de mercado. Mesmo para produtos que só uma loja venda, é sempre possível encontrar artigos semelhantes com os quais é possível comparar o preço.