Lucrar com o turismo em Portugal

Como gerir um restaurante
fevereiro 10, 2020
5 motivos para constituir um PPR já!
fevereiro 20, 2020

Portugal encontra-se a atravessar um excelente momento na área do turismo. Cada vez mais pessoas procuram o nosso pais para fazer umas férias. Quer seja nos tradicionais meses de verão, quer seja no Outono e Primavera, os hotéis começam a estar com uma ocupação cada vez mais uniforme ao longo do ano. Esta procura traz consigo vastas oportunidades de negócio, para que possa lucrar com o turismo, que abordaremos neste artigo.

Imobiliário

O sector imobiliário é uns dos que beneficia directamente deste crescimento do turismo. Principalmente nas grandes cidades como Lisboa e Porto, o preço dos imóveis tem vindo a subir, devido, entre outros factores, ao turismo. A subida é de tal forma vertiginosa que algumas pessoas começam a equacionar se não se trata de uma bolha especulativa. Uma das formas de lucrar com o turismo em Portugal é disponibilizando alojamento para turistas. Quer seja um quarto de sua casa que não usa ou uma propriedade completa, existe sempre procura. Necessita apenas de uma boa divulgação nos principais sites de referencia como o AirBNB e Booking. Deverá estudar previamente a sua concorrência e ver que preços são cobrados na zona em questão para perceber o potencial para lucrar com o turismo. Idealmente não deverá fugir muito deles. Depois basta aguardar por contactos e pedidos de reserva. Tenha em atenção que estes sites têm sempre sistema de feedbacks, ou seja, aconselhamos a que preste o melhor serviço possível, para poder ter opiniões favoráveis e, assim, incentivar mais pessoas a reservarem o seu alojamento.

Restauração

Outros dos sectores que permite lucrar com o turismo em Portugal é o sector da restauração. Principalmente nas zonas de pontos de interesse turístico, um estabelecimento desta natureza poderá ter sucesso garantido. A maioria dos turistas que visita Portugal pretende também conhecer a nossa gastronomia o que cria uma oportunidade para os empresários locais. Ao passear pelas principais ruas de Lisboa e Porto facilmente se conclui que os estabelecimentos de restauração estão muito preenchidos, muitas vezes na lotação máxima.

No caso da restauração, os principais segredos para o sucesso são a localização e a qualidade dos pratos servidos. A maior parte dos turistas visitam Portugal pela primeira vez, pelo que, têm um conhecimento muito fraco das ruas e localizações dos pontos de interesse. Por isso mesmo a localização do estabelecimento assume uma relevância ainda maior. Deverá situar-se numa rua onde a maior parte dos turistas passe, ou seja, perto de pontos de interesse, por exemplo. É difícil um restaurante ter sucesso se ficar numa rua secundária, deslocado de todos os pontos que os turistas habitualmente visitam. Por outro lado, a qualidade da comida é de extrema importância uma vez que, hoje em dia, é fácil as más experiências se tornarem virais nas redes sociais e nas plataformas de avaliações utilizadas por turistas, como o TripAdvisor.

Serviços de transporte

Como a grande maioria dos turistas se desloca ate ao nosso país sem meio de transporte próprio, têm a necessidade de procurar opções localmente. Este facto faz com que se crie mais uma oportunidade para lucrar com o turismo. Quer seja para se deslocar do aeroporto para o hotel, quer seja para chegar aos pontos de interesse que deseja visitar. Neste âmbito tem surgido, principalmente em Lisboa, uma vaga de oferta de transporte por tuk-tuk, inspirado no tradicional meio de transporte tailandês. Este meio de transporte é utilizado tanto para deslocações pontuais como para excursões pelos principais pontos de interesse da cidade.

Por outro lado serviços como a UBER, bastante popular por entre cidadãos estrangeiros, também tem registado uma procura crescente. Neste serviço o turista através de uma aplicação no seu telemóvel, pode requisitar o transporte para qualquer ponto da cidade que deseje, com a vantagem de poder saber antecipadamente qual o preço que irá suportar.

Conclusão

O crescente turismo em Portugal tem vindo a criar uma série de oportunidades de negócio. Entre elas destacam-se 3 grandes sectores, o sector do imobiliário, da restauração e do transporte. Estes são os sectores que tem beneficiado de uma forma mais directa do bom momento em que o turismo português se situa. Recomendamos, no entanto, que tenha em consideração que todos os mercados, e o imobiliário não é excepção, são cíclicos. Assim, não deve nunca tomar como dado adquirido que um determinado mercado se vai valorizar para sempre.