Time, energy and money. These should never be compromised.

Sites de trabalho para freelancers

Conheça os sites de trabalho mais populares.

Os sites de trabalho para freelancers são uma excelente forma de estes profissionais divulgarem e promoverem as suas competências, bem como, venderem os seus serviços. Por outro, estes sites são excelentes formas de procurar profissionais para realizar tarefas pontuais que necessite.

A maior parte deste tipo de sites possui feedback dos profissionais, ou seja, antes de contratar um serviço poderá consultar as avaliações do profissional em questão. Deverá sempre procurar escolher ofertas que tenham feedback positivo em quantidade considerável. Deve evitar profissionais recentemente registados pois não terá referências significativas acerca deste. Não significa que não seja um óptimo profissional, no entanto é sempre um risco.

Uma das grandes vantagens deste tipo de sites é poder, de uma forma rápida, comparar ofertas e assim ver qual a que melhor se adequa ao que procura. Para serviços muito específicos pode ainda pedir um orçamento personalizado a vários anunciantes do site e assim poder também comparar as diversas propostas. Para empresas maiores que trabalhem com muito trabalho por parte de freelancers, o facto de poder gerir tudo isto de uma forma centralizada também constitui uma grande vantagem.

Do ponto de vista do profissional, estes sites são uma excelente montra de exposição do seu trabalho. Se for este o seu emprego considere construir o seu perfil de forma cuidada, o mais completa possível. Deve procurar mostrar os seus principais trabalhos para que potenciais clientes conheçam aquilo que é capaz de fazer.

Sem mais demoras passemos então a uma abordagem dos principais sites de trabalho freelancer.

People Per Hour

O PeoplePerHour foi fundado em 2007 no Reino Unido e disponibiliza profissionais que prestam serviços num leque alargado de áreas com destaque para o design e redes sociais. Nesta plataforma os anúncios são gratuitos, existe apenas lugar ao pagamento de uma comissão, por parte do profissional, quando alguém contrata o seu serviço. A plataforma em si faz a mediação dos pagamentos, ou seja o cliente paga ao People Per Hour e este disponibiliza os fundos, na conta do profissional, quando o serviço for concluído. Desta forma ambas as partes ficam protegidas. Como em todos os sites de trabalho para freelancers, deve evitar os contactos fora da plataforma pois em caso de problemas, se for necessário abrir uma disputa, será mais fácil se toda a comunicação tiver sido feita via website. Devido à sua origem, esta plataforma tem muitos profissionais provenientes do Reino Unido. Além de poder adquirir uma das ofertas já disponíveis, pode você mesmo criar uma nova tarefa que necessita de concretizar. Depois receberá várias propostas e terá a possibilidade de escolher a que preferir.

Up Work

O Up Work é um dos sites de trabalho para freelancers mais antigo, criado em 2003 nos EUA que promove um vasto conjunto de serviços separados por diversas áreas. Estas são facilmente acedidas através do menu superior. Existe um especial destaque para tarefas relacionadas com programação, onde existe um grande leque de profissionais. No caso desta plataforma o pagamento é feito apenas no final da conclusão da tarefa ao contrário do que acontece na plataforma anteriormente referida. No caso do People per hour o pagamento é realizado no início. A plataforma apenas disponibiliza o montante no final de realizado o trabalho, mas o pagamento tem de ser feito antecipadamente por parte do cliente.

A plataforma Up Work oferece 3 níveis de acesso com privilégios diferentes. Um dos níveis é de acesso gratuito e permite a maior parte das operações mais comuns. Para outro tipo de opções como por exemplo ter uma plataforma personalizada de contratação de serviços e gestão das tarefas, poderá optar por outro pacote.

Fiverr

A plataforma Fiverr é de origem americana e foi criada em 2010. Disponibiliza profissionais espalhados por um conjunto de áreas com especial destaque para o marketing digital e design. Esta plataforma tem a particularidade de providenciar um tipo de membro que dá acesso apenas a profissionais previamente certificados, de qualidade de serviço superior (Pro sellers). Desta forma, poderá chegar a profissionais com um nível de qualidade superior à média para a realização dos seus projectos. Para ter este privilégio terá de ser um subscritor do serviço Pro e assim poder aceder aos melhores profissionais para cada tarefa. Esta solução disponibiliza ainda o acesso a um software de gestão de negócio e projectos de forma gratuita (And CO). Este software online permite gerir propostas e contratos, pagamentos, despesas e facturação, tudo num só lugar. Assim esta plataforma destaca-se dos restantes sites de trabalho para freelancers por oferecer alguns serviços auxiliares para quem necessite de gerir várias tarefas e contratos com freelancers.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.