Time, energy and money. These should never be compromised.

Empregos part-time com mais procura no verão

Aproveite o verão para ganhar um rendimento extra.

Os meses de verão aproximam-se e algumas pessoas consideram esta fase do ano uma excelente altura para obter um rendimento extra. Na verdade existe um pico de procura de profissionais em determinadas áreas nesta época de verão. Como normalmente se tratam de trabalhos sazonais, este tipo de trabalho costuma ser muitas vezes em part-time. Assim, é gerível com outra actividade que uma pessoa possa ter e pode constituir uma oportunidade de obter um rendimento mensal adicional. Veremos neste artigo os empregos part-time com mais procura nos meses de verão.

Restauração

A área da restauração é uma das áreas que costuma registar um acréscimo na procura de empregos part-time, nos meses de verão. Principalmente em zonas de turismo, como zonas balneares, a procura de emprego sobe bastante. No caso de Portugal a zona com maior dinamismo é o Algarve, pelo que, a restauração durante os meses de verão costuma ter um aumento muito significativo na procura. A zona algarvia, particularmente a mais próxima do mar, vive exclusivamente do turismo, pelo que, não é raro encontrar estabelecimentos que, inclusivamente, apenas abrem no verão. Isto deve-se ao facto desta região registar um maior volume de visitantes nessa altura.

A área de restauração compreende profissionais para servir ás mesas, mas também cozinheiros, e outras actividades acessórias relacionadas com estabelecimentos deste tipo. A vantagem destas actividades é que podem ser, muitas vezes, desenvolvidas em part-time. Existem estabelecimentos que contratam profissionais apenas para o almoço ou jantar, por exemplo, permitindo assim uma maior rotatividade da equipa. Esta estratégia consegue ainda fazer com que não sejam atingidos níveis de cansaço muito elevados, por parte da equipa, uma vez que os meses de verão são de extremo desgaste.

Hotelaria

A área da hotelaria é, por excelência, a área que maior incremento regista nos meses de verão. Os turistas preferem o nosso país nos meses quentes, que normalmente se compreendem entre Junho a Setembro. Nesta altura as unidades hoteleiras costumam ter necessidade de reforçar as suas equipas para fazer face ao aumento de hóspedes e, portanto, existem inúmeras ofertas de empregos part-time. Nos meses de verão, é habitual as unidades hoteleiras registarem taxas de ocupação de cerca de 100%, o que leva a que estas tenham de trabalhar no máximo da sua capacidade. Assim, profissionais da área das limpezas por exemplo, prestação de serviços, recepcionistas, entre outros, precisam de ser contratados.

O trabalho em hotelaria, muitas vezes, também é desempenhado em regime de part-time, o que permite a sua conjugação com outros trabalhos. Para conseguir este tipo de trabalhos deverá procurar regiões com uma boa densidade de turismo e consequentemente bastantes unidades hoteleiras. Normalmente este tipo de trabalho possibilita ainda a contratação de pessoas que estejam longe de casa uma vez que, muitas vezes, as unidades hoteleiras dispõem de alojamentos para os colaboradores. Assim, mesmo quem não viva perto poderá trabalhar durante os meses de verão na unidade hoteleira e, no fim deste, retornar a sua casa. Além disso, as refeições por vezes, também são fornecidas pelo próprio hotel. Estes dois factores são relevantes uma vez que, ao não gastar dinheiro com alojamento nem refeições, poderá poupar bastante do ordenado que está a auferir.

Voluntariado

Apesar de, regra geral, não ser um emprego remunerado, muitas pessoas no verão aproveitam para fazer algumas actividades de voluntariado. Na verdade esta é uma altura do ano onde surgem várias necessidades, como por exemplo a vigia das florestas, limpeza de matas para evitar incêndios, entre outras. Poderá ver na sua área de residência se existe alguma actividade deste género que seja útil nos meses de verão ou visitar alguns sites que promovem este tipo de trabalho como o da Associação Mãos à Obra.

Particularmente com a tragédia dos incêndios registada no ano passado, muitas pessoas começaram a tomar consciência do trabalho que deve ser feito antecipadamente para evitar situações semelhantes.

Conclusão

Os meses de verão podem constituir uma excelente oportunidade para obter um rendimento extra. Caso seja através de empregos part-time, ou no caso de estar desempregado, poderá beneficiar do acréscimo de turistas que normalmente a altura do verão traz consigo. As áreas melhores para o fazer são as áreas da restauração e da hotelaria. Para ter maiores probabilidades de sucesso deve procurar estes trabalhos nas zonas com maior densidade de turistas, como por exemplo a região algarvia. No caso da hotelaria tenha em atenção que poderá beneficiar de alojamento e refeições suportadas pela unidade hoteleira em questão. Para isso deverá informar-se previamente de todos os pormenores contratuais com vista a aceitar as melhores condições possíveis. Por outro lado, caso tenha tempo disponível, e prefira algo mais flexível, poderá sempre aproveitar os meses de verão para fazer alguma actividade de voluntariado.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.