Time, energy and money. These should never be compromised.

Como ser condutor UBER

Saiba como trabalhar por conta própria para a UBER

A UBER tem vindo a tornar-se cada vez mais popular em Portugal tal como em várias outras partes do mundo. Esta consiste numa plataforma, acessível através de uma aplicação de smartphone, que facilita a aquisição de serviços de transporte de passageiros. Apesar de estar em volta de alguma polémica em vários países, a sua popularidade não tem parado de subir, pelo que, vamos analisar neste artigo todos os seus detalhes, bem como, a possibilidade de se tornar condutor UBER.

Funcionamento da UBER

A plataforma UBER liga condutores a clientes que procuram efectuar uma determinada deslocação, num dado momento.

O cliente ao entrar na plataforma, especifica o local de recolha e o local de destino. De seguida obtém uma estimativa de preço para essa deslocação. Este é um dos pontos fortes frequentemente referidos pelos utilizadores. O facto de ser bastante transparente o valor que irá pagar na sua viagem é uma grande vantagem quando comparado com o tradicional serviço de táxi onde, à partida, nunca sabe quanto poderá vir a pagar. No caso da UBER, depois de ter conhecimento do valor aproximado que irá pagar, poderá confirmar a viagem e será informado do tempo que o motorista demorará a chegar ao ponto de recolha que escolheu. Será também informado da matrícula, bem como, marca e modelo da viatura, para o poder reconhecer quando este chegar. Por fim, quando chegar ao destino, não terá de proceder ao pagamento em dinheiro, pois o pagamento é feito automaticamente, via cartão de crédito, na aplicação. Assim, evita a necessidade de ter de possuir o dinheiro fisicamente consigo. Também depois de terminar tem a possibilidade de classificar o motorista com vista a ajudar a promover os melhores motoristas da plataforma (que consequentemente passarão a ser escolhidos com mais frequência, pelo sistema, para fazer viagens).

Do ponto de vista do condutor UBER a plataforma também é bastante intuitiva e funcional. Na verdade existe uma aplicação de smartphone exclusiva para motoristas. É através desta que estes recebem os serviços. Estes são atribuídos de forma automática pela plataforma. A única coisa que o motorista deve fazer é manter-se em circulação para que a plataforma o possa requisitar caso algum cliente solicite um serviço na zona onde este se encontra. Por outro lado, para que tudo isto funcione, o motorista necessita de se manter online, pelo que é útil que tenha um tarifário de dados e um smartphone destinado a isso mesmo. Depois das viagens o motorista tem também possibilidade de classificar o cliente e receberá uma classificação do mesmo. Posteriormente, mensalmente, a UBER faz-lhe uma transferência do valor total das suas viagens, descontado da sua comissão. Esta forma de funcionamento é extremamente flexível na medida em que pode aceitar serviços apenas quando tem possibilidade. Ou seja, esta actividade pode facilmente ser compatível com outras actividades profissionais que o condutor possua.

A UBER é legal?

Esta é uma questão que tem sido intensamente debatida, não só em Portugal, mas noutras partes do Mundo onde se encontra em funcionamento e que tem preocupado todo o profissional condutor UBER. Principalmente promovida pelas associações de taxistas, esta dúvida tem-se instalado por entre os utilizadores actuais bem como potenciais utilizadores da plataforma. No entanto, a resposta a esta dúvida não é linear na medida em que, o que acontece, é que, na maior parte dos países, não existe legislação nesta área. Por ser um tipo de serviço que nunca existiu, do ponto de visto legislativo este não se encontra enquadrado. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, isso não significa que não é legal. Significa simplesmente que não existe ainda nenhuma lei que o regule. As associações de taxistas pretendem que este serviço seja equiparado ao serviço de táxis e assim passar a ser regido pelas suas regras. No entanto, muitos especialistas defendem que se trata de um serviço completamente diferente e que deve ter uma legislação própria. Em vários países, incluindo Portugal, essa legislação tem vindo a ser estudada e encontra-se em discussão na assembleia da republica.

Conclusão

A UBER tem conquistado utilizadores em vários países do Mundo. Não só pela excelência do serviço que oferece, bem como, pela transparência e preços competitivos. Para quem faça muitas viagens pode ter uma poupança significativa por mês, face ao tradicional serviço de táxi. Do ponto de vista dos motoristas esta pode ser uma excelente oportunidade de negócio, tendo em conta a simplicidade com que se pode tornar um condutor UBER e passar a receber serviços. A flexibilidade deste tipo de trabalho permite que a mantenha em conjunto com outra actividade profissional.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.