Time, energy and money. These should never be compromised.

Como abrir uma empresa em Portugal

Constituir empresa de forma rápida

Actualmente em Portugal vive-se num período de aceleração económica o que tem feito com que o número de empresas criadas tenha disparado exponencialmente. Quer sejam pequenas empresas com um ou dois trabalhadores, ou empresas de maior dimensão com algumas dezenas ou centenas de colaboradores, todas tiveram de passar pelos primeiros passos na sua constituição. Qualquer ideia de negócio precisa de uma empresa para poder vingar. A abertura de empresa confere profissionalismo e mais confiança, criando uma imagem completamente diferente de uma determinada ideia de negócio. Para potenciais clientes este é um factor relevante na hora de decidir se pretende consumir o bem/serviço que a empresa comercializa. Ao contrário do que se possa pensar abrir uma empresa, por si, não é um investimento elevado. Muitas vezes a constituição de uma empresa surge como alternativa para pessoas que não conseguem encontrar emprego há bastante tempo, e assim criam o seu próprio posto de trabalho.

Balcões Empresa na Hora

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, hoje em dia, é bastante fácil abrir uma empresa. Há alguns anos foram criados vários balcões “Empresa na Hora” pelo país que permitem constituir uma empresa de forma rápida e fácil. Deve começar por verificar junto do site oficial qual o balcão mais perto da sua residência. Depois deverá levar consigo o seu cartão de cidadão e o capital social inicial para poder abrir a empresa de imediato. No balcão da Empresa na Hora, dão-lhe de imediato o seu número de contribuinte colectivo que poderá começar a utilizar desde logo. Passado alguns dias receberá também na sua morada um cartão da empresa.

Depois de abrir empresa dispõe de 10 dias úteis para nomear um Técnico Oficial de Contas que será responsável pelas contas da sua empresa. Este passará a fazer toda a contabilidade, consolidação trimestral e processamento de salários. Tenha em atenção que nem todos os contabilistas são Técnicos Oficiais de Contas, e é obrigatório ter um. Por isso, não se esqueça de confirmar, antes de nomear um, se este possui carteira de Técnico Oficial de Contas.

A designação a adoptar

Outro aspecto relevante é o nome que deseja adoptar para a sua empresa. Se escolher um dos nomes pré aprovados, não terá de aguardar nenhuma aprovação e ficará com a empresa criada de imediato. Por outro lado, se pretender uma outra designação especifica, terá de a submeter para aprovação e esse processo já pode demorar de algumas semanas a alguns meses. Neste caso é necessário certificar que o nome que escolheu não cria conflitos com nenhum nome já existente. Não são permitidos nomes que possam induzir em erro ou que sejam semelhantes a designações já existentes. Por outro lado, existem nomes que não podem, por definição, ser registados como nomes de empresas. Assim, este é um aspecto que pode atrasar o seu processo de abertura de empresa. Apenas escolhendo um dos nomes pré aprovados, tem a garantia que fica com a sua empresa criada de imediato, ao sair do Balcão da Empresa na Hora.

Custos de abertura de empresa

A abertura de empresa junto dos balcões da Empresa na Hora tem um custo de 350€. No entanto, não se esqueça, que além deste valor necessita do valor para dar a entrada do capital social. Apesar disso convém referir que o capital social não deve ser visto como um custo, visto que fica disponível para a empresa. O valor referente à constituição da empresa, esse sim, é um custo que terá de suportar. No entanto este valor pode já ser dedutível como custo na contabilidade da empresa. Desta forma este poderá já ser descontado aos lucros que tenha e assim pagar menos impostos.

Conclusão

Criar uma empresa pode ser um processo bastante fácil e rápido. Com os balcões na Empresa na Hora este processo pode ser realizado em qualquer capital de distrito, por todo o país. Saiba que para o processo ser expedito necessita de adoptar uma designação pré aprovada, para que não tenha de aguardar pela aprovação de um outro nome alternativo. Se assim for, em apenas uma ida ao balcão da Empresa na Hora, fica com a sua empresa aberta e com um número de contribuinte colectivo. De referir que, se desejar constituir uma empresa com mais do que um sócio, estes também terão de se deslocar ao balcão da Empresa na Hora, com o cartão de cidadão para poderem assinar o impresso referente à abertura da empresa.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.