Time, energy and money. These should never be compromised.

As profissões mais bem pagas em Portugal

Conheça os cargos mais bem remunerados

O salário médio de um trabalhador em Portugal ainda se situa abaixo dos 1000€, segundo dados da Pordata. No entanto, isto não implica que não haja profissionais de algumas áreas a auferir valores muito superiores a esse salário. Após a crise financeira de 2008 houve uma queda generalizada dos rendimentos obtidos pelas famílias, quer por via de reduções no ordenado, quer devido à subida dos impostos, nomeadamente do IRS. Além disso houve também a introdução da sobretaxa que contribuiu para essa redução do rendimento liquido mensal obtido pelas famílias. Apesar disso, continuou a haver profissões mais bem pagas, com um rendimento muito acima da média nacional. Muitas vezes o salário elevado justifica-se pelos cargos de elevada responsabilidade, e/ou pela dificuldade em obter as qualificações necessárias para este.

Pilotos de avião

Este é um bom exemplo de uma das profissões mais bem pagas devido à elevada responsabilidade que é depositada nestes profissionais, bem como à dificuldade de obter as competências para a exercer. Por um lado, trata-se de uma actividade profissional em que é colocado nas mãos destes profissionais a vida de centenas de pessoas, diariamente. Uma má decisão que conduza a um acidente com uma aeronave é quase sempre fatal e dificilmente existem sobreviventes. Tendo em conta que um avião transporta quase sempre, no mínimo, uma centena de pessoas, é fácil perceber a responsabilidade envolvida para quem controla um avião.

Por outro lado, adquirir os conhecimentos e competências necessários para poder estar aos comandos de uma aeronave, não está ao alcance de todas as pessoas. Além de características físicas e psicológicas obrigatórias, como por exemplo ter um sistema nervoso que lide bem com situações de pressão e de decisões rápidas, é necessária uma capacidade intelectual superior à média.

Dentro da própria profissão podem existir diferenças significativas nos salários. Normalmente os pilotos de companhias áreas de bandeira, auferem um rendimento superior aos pilotos de linhas low-cost. A progressão na carreira aqui é a principal causa para esta discrepância. Normalmente as companhias low-cost contratam mais pilotos recém formados do que as companhias de bandeira.

Médicos e cirurgiões

Outra profissão extremamente bem remunerada em Portugal é a profissão de médico e cirurgião. Esta profissão situa-se, por isso, também no lote das profissões mais bem pagas. Mais uma vez, à semelhança da actividade profissional referida anteriormente, a responsabilidade, bem como a dificuldade na obtenção de formação, são a justificação para os salários elevados.

Nesta actividade é frequente lidar-se diariamente com pessoas em situações de saúde extremas, entre a vida e a morte, e uma decisão acertada destes profissionais pode salvar vidas. Os cirurgiões, em particular, têm uma actividade sujeita a bastante pressão dado que uma operação é uma actividade bastante minuciosa, em que é necessário decisões rápidas.

Nesta profissão podem também existir disparidades salariais significativas, sendo aqui o principal motivo o facto de trabalhar para a Função Publica ou para uma instituição privada. Na Função Publica os salários são significativamente inferiores, apesar dos profissionais terem a garantia e as vantagens de trabalhar para o Estado, como por exemplo, a possibilidade de fazerem carreira e de não serem despedidos com facilidade. Por outro lado as instituições privadas costumam remunerar os seus profissionais com valores mais elevados. A justificação é que este tipo de instituições são mais viradas para o lucro, por oposição ao Estado, cujo objectivo é servir a população e não obter lucro dos serviços prestados nos hospitais. Ao serem mais viradas para o lucro, as instituições privadas cobram valores elevados em todos os tratamentos, pelo que, podem pagar salários superiores aos seus profissionais.

Directores de empresas

Os altos quadros de empresas, nomeadamente quadros de direcção e chefia, costumam ser bastante bem remunerados em Portugal. Obviamente esta situação depende de empresa para empresa e não se passa isto em todas. Principalmente em empresas de maior valor ou multinacionais registam-se estes salários superiores à média. Neste tipo de actividade o principal motivo que justifica as remunerações é o facto de estes profissionais terem de tomar decisões relevantes para o futuro da organização. A sua actividade pode influenciar de forma directa o rumo da empresa, se vai ter mais lucro, menos lucro, se vai conseguir remunerar melhor os seus trabalhadores ou se terá de dispensar alguns, entre outras decisões.

Nesta actividade existem muitas disparidades salariais dependendo da empresa em questão e, a maior parte das vezes, da sua dimensão. Além disso estes profissionais costumam ter uma componente variável no salário, a nível de bónus anuais o que faz com que o seu rendimento anual possa subir ainda mais mas ao mesmo tempo seja mais flutuante.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.