Time, energy and money. These should never be compromised.

Vantagens e desvantagens de uma hardware wallet

Uma hardware wallet é uma das melhores formas de proteger as suas Bitcoins

A aquisição de criptomoedas em alguma quantidade com vista a investimento de médio/longo prazo traz um problema associado. Dado que a principal característica das criptomoedas é precisamente a não existência de uma entidade centralizada através da qual seja possível guardar, de forma segura, as suas criptomoedas, qual é então a melhor forma de o fazer? No sistema financeiro tradicional são os bancos que assumem esse papel, permitindo aos investidores guardar os seus investimentos de forma segura. No caso das criptomoedas, e mais concretamente da Bitcoin, tal não é possível. Assim uma das formas mais seguras e viáveis de as armazenar é através de uma “hardware wallet”.

Em que consiste uma Hardware Wallet

Uma “hardware wallet” consiste basicamente num dispositivo físico onde é possível armazenar um conjunto de criptomoedas. Fica associado a esta uma chave privada que deverá guardar num local seguro. No entanto esta solução, apesar de ser uma forma considerada segura de guardar criptomoedas, não é 100% imune a roubos ou perdas.

Desvantagens do uso de uma Hardware Wallet

Actualmente não existe relato de roubos ou perdas de criptomoedas armazenadas em “hardware wallet”. No entanto, há que ter em consideração que esta tecnologia é relativamente recente, pelo que, só o tempo permitirá tirar conclusões mais fundamentadas acerca da sua segurança. Apesar de isso não estar ao alcance da grande maioria das pessoas, podem existir formas avançadas de aceder ás criptomoedas armazenadas numa “hardware wallet”.

Uma da formas pode ser através de alguma falha de segurança encontrada na implementação da “hardware wallet”. Tal como qualquer dispositivo informático, a sua segurança depende da forma como foi implementado o software, firmware e hardware, no qual podem existir imperfeições que possam ser exploradas por um atacante.

Por outro lado, durante o processo de produção ou transporte destes dispositivos, também existem muitas oportunidades para que intencionalmente, ou não, sejam colocadas falhas de segurança nos dispositivos. Pequenas alterações não perceptíveis para o utilizador final mas que podem introduzir imperfeições que mais tarde podem vir a ser exploradas por um atacante.

Por fim, outra questão que pode comprometer a segurança de uma “hardware wallet” é o facto de estas se basearem na geração de uma chave aleatória. Estes algoritmos de geração de números aleatórios podem não ser perfeitos e permitir que, mais tarde, sejam reconstruídas as chaves geradas.

Vantagens do uso de uma Hardware Wallet

Apesar das possíveis falhas de segurança, passiveis de ser exploradas, expostas acima, a verdade é que, para a maior parte dos utilizadores, uma “hardware wallet” oferecerá segurança suficiente para proteger as suas bitcoins ou outras criptomoedas alternativas.

Uma das principais causas de problemas relacionados com segurança, que acontecem nos computadores pessoais, está associado à infecção por vírus ou outro malware devido à existência de falhas de segurança no computador. Muitas pessoas descuram estas questões e podem nem ter um anti vírus activo e actualizado no seu computador. As “hardware wallets” permitem que o armazenamento das suas criptomoedas seja feito offline, separado fisicamente do seu computador pessoal. Assim, um ataque ou falha de segurança no computador não poderá comprometer a segurança das suas criptomoedas. Mesmo o roubo físico do computador não permite que o assaltante possa aceder ao seu investimento em criptomoedas.

Por outro lado, estas são armazenadas de forma encriptada tornando bastante difícil e complexo aceder a elas, mesmo que alguém tenha acesso à sua “hardware wallet”. Ao serem iniciadas estas geram um código pin aleatório que deverá memorizar ou manter num local seguro. Desta forma, mesmo que, por acidente ou forma intencional, alguém tenha acesso à sua “hardware wallet” não terá forma de a ver, uma vez que não possui o código pin respectivo.

No campo das “hardware wallets” existem, hoje em dia, várias soluções mas recomendamos sempre que escolha as mais populares e de fabricantes mais fiáveis. Não se esqueça que a “hardware wallet” vai ser a responsável por guardar o seu investimento. A segurança deste depende dela portanto prefira fabricantes mais credíveis e com um historial longo de confiança.

Conclusão

Para quem pretende armazenar criptomoedas a médio/longo prazo é justificável abordar o assunto das “hardware wallets”. Apesar de serem uma tecnologia recente e que ainda não está testada o suficiente para se poder afirmar que é 100% segura, esta constitui uma das melhores formas actualmente de poder armazenar o seu investimento em criptomoedas. Existem várias soluções destas disponíveis mas prefira sempre as provenientes de fabricantes com um historial de credibilidade longo.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.