Time, energy and money. These should never be compromised.

Será a Bitcoin um bom investimento para 2018?

Conheça as perceptivas para 2018

Um aspecto é certo, a Bitcoin teve uma valorização extraordinária em 2017. Foi aliás esta que tem sido responsável pelo, cada vez maior, conjunto de pessoas com interesse em aprender mais e, eventualmente, investir nesta criptomoeda. Apesar da compreensão dos seus aspectos técnicos nem sempre ser fácil a verdade é que muitos investidores tendem a olhar para ela como um investimento viável. No entanto, um dos primeiros conselhos que podemos dar é: nunca invista num produto que não entende bem. Se ainda não percebe bem em que consiste e como funcionam as criptomoedas recomendamos que leia primeiro sobre o assunto, de forma detalhada. Existe muita informação na Internet, apenas precisa procurar. Quando se sentir seguro com os seus conhecimentos acerca de Bitcoins, então sim, está chegada a hora de equacionar o seu investimento e aprender a investir em bitcoins.

Evolução da cotação durante 2017

Como já foi referido o ano de 2017 foi um excelente ano para a Bitcoin em termos de valorização. Principalmente no último trimestre do ano. Até por volta de Julho a cotação esteve relativamente estável, subindo ligeiramente no período que se iniciou a seguir, nomeadamente de Julho a Outubro. Posteriormente foi a partir de Outubro que se registou uma subida muito relevante em que o valor de uma Bitcoin passou de cerca de 4000 dólares para 19 000 dólares. Teve, entretanto, nas últimas semanas, uma correcção e situa-se actualmente a rondar os 17 000 dólares. Tratou-se portanto de um ano em que, genericamente, houve uma valorização significativa e em que se pode afirmar que a Bitcoin se encontra numa clara tendência crescente.

Previsões de evolução para 2018

Como em todos os investimentos o histórico recente pode fornecer importantes pistas para a evolução da cotação no futuro. De momento a cotação encontra-se ainda bastante volátil, com altos e baixos muito pronunciados, mas é de esperar que venha a estabilizar no inicio do ano. A julgar pelo ano anterior haverá, mais tarde, um período de maior aceleração na cotação, que culminará com novos máximos de sempre, acompanhados, posteriormente de uma pequena correcção. A crescente popularidade e aumento de pessoas a querer investir nesta criptomoeda será o principal combustível que poderá permitir que a cotação suba. Enquanto os investidores acreditarem no futuro desta criptomoeda haverá subidas na sua cotação, uma vez que, a procura aumentará bastante e a oferta irá situar-se abaixo desta. Nesse sentido o investimento em Bitcoins em 2018 poder ser bastante proveitoso.

Riscos para 2018

Apesar das perceptivas para a evolução da cotação da Bitcoin serem boas, como em qualquer investimento, existem alguns riscos envolvidos. Não possuindo uma existência física as criptomoedas dependem muito da percepção que os investidores têm dela. Uma simples notícia relacionada com esta pode influenciar drasticamente a sua cotação e tornar o investimento em bitcoins em 2018 como uma boa ou má aposta. Por exemplo, quando foi especulado que ao comprar na Amazon poderia passar a pagar-se com Bitcoins, a cotação desta deu um salto. Por outro lado, uma noticia negativa pode fazer com que a cotação afunde de forma significativa. Assim, todas as notícias relacionadas que surgirem durante o ano podem influenciar de forma decisiva o rumo desta criptomoeda. Por outro lado tem havido alguns esforços no sentido de legalizar o seu uso em estabelecimentos comerciais físicos, o que permitiria estas poderem ser usadas em larga escala. A concretização desta legalização pode ser uma excelente noticia para todos os utilizadores e investidores em Bitcoin. Por outro lado, no passado recente, houve escândalos relacionados com o roubo massivo de Bitcoins. Este tipo de situação, naturalmente, prejudica muito a imagem da Bitcoin e influencia de forma profunda a cotação desta criptomoeda. Este tipo de notícia poderia influenciar muito negativamente o investimento em bitcoins em 2018.

Conclusão

O investimento em Bitcoin poderá ser uma excelente aposta para 2018. No entanto, como em qualquer investimento, não recomendamos que coloque todas as suas poupanças nele, mas sim, uma pequena parte. Sendo um investimento de risco, deverá também, antecipadamente, perceber bem do que se trata. Não invista em criptomoedas se não sabe o que significam e qual a forma de funcionamento. Primeiro informe-se e só depois equacione o investimento. Por fim, opte por escolher um intermediário seguro na sua aquisição. Procure feedbacks e opiniões sobre este para que possa fazer o seu investimento com total segurança. A Bitcoin ao ser uma moeda digital, disponível e transaccionada apenas online, introduz vários riscos na sua transacção. Assim, deve tentar diminui-los ao máximo procedendo de forma segura. Depois de fazer o investimento em bitcoins em 2018 deve seguir regularmente a sua cotação uma vez que esta é caracterizada por ter uma volatilidade superior aos investimentos mais tradicionais. Assim, convém seguir de perto para evitar desvalorizações repentinas.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.