Time, energy and money. These should never be compromised.

O que devo fazer para proteger as minhas criptomoedas

Ao investir em criptomoedas deve protege-las da melhor forma

O investimento em Bitcoins e outras criptomoedas tem captado um crescente interesse por parte das pessoas. No entanto poucas são as pessoas que verdadeiramente entendem a tecnologia por detrás das criptomoedas. Não ter um conhecimento aprofundado de como funcionam, não será à partida um entrave, mas convém ter algumas noções para que não sejam tomadas decisões arriscadas. Veja as nossas recomendações para proteger criptomoedas.

Onde estão guardadas as minhas criptomoedas

As criptomoedas são armazenadas naquilo que se designa por uma carteira digital (wallet). Uma carteira digital é uma versão electrónica de uma carteira física. Uma carteira digital basicamente é um ficheiro. Um ficheiro onde são guardados alguns dados como o número de moedas que detém e seu valor. Assim, sendo um ficheiro, deverá ter os cuidados que habitualmente tem com os seus ficheiros pessoais sensíveis nomeadamente fazer backups.

Evitar a perda acidental da sua carteira digital

Como foi referido no capitulo anterior uma carteira digital não é mais do que um ficheiro. Assim deve ter todo o cuidado para guardar esse ficheiro em mais do que um local. De preferência em suportes diferentes e em localizações físicas diferentes. Por exemplo pode ser um risco a sua carteira digital estar apenas no seu computador portátil.

Este pode ser roubado ou ter alguma avaria não reparável e perde de imediato todas as suas criptomoedas. Por outro lado, alguém ou você próprio pode apagar o ficheiro referente à sua carteira digital acidentalmente. Se for este o caso ainda poderá utilizar um software de recuperação de dados apagados. No entanto, convém não ficar dependente apenas deste. Para proteger criptomoedas deve ter um backup da sua carteira digital noutra localização é sempre a melhor forma de não perder o seu conteúdo. Um disco externo ou uma simples pen USB podem ser excelentes formas de ter a sua carteira salvaguardada. Existem algumas versões de pen USB destinadas precisamente a guardar carteiras digitais como a Ledger Wallet.

Protecção contra roubos

Perder a sua carteira digital não é o único risco que enfrenta ao guardar por um longo período as suas criptomoedas. A possibilidade de roubo é também um cenário real. Hoje em dia os computadores estão constantemente ligados à internet e isso faz com que estejam permanentemente vulneráveis a tentativas de intrusão. Pode acontecer que alguém consiga ganhar acesso ao seu sistema (explorando alguma falha de segurança) e, tendo acesso a todos os ficheiros do seu computador, lhe roube a sua carteira digital. Esta situação é grave uma vez que poderá demorar muito tempo até se aperceber do sucedido e entretendo o atacante já levantou as suas criptomoedas e não há nada que possa fazer para as recuperar. Ao ser um sistema que privilegia a privacidade e anonimato nas transacções, não será possível saber quem lhe roubou a sua carteira digital.

A melhor forma de se proteger contra estes roubos passa primeiramente por ter todos os mecanismos de segurança do seu computador activos e actualizados. Mantenha sempre o seu antivírus e firewall activos e actualizados bem como as ultimas actualizações do Windows instaladas.

Outra forma de proteger criptomoedas contra roubos da sua carteira digital é através da sua encriptação. existem vários programas de encriptação que basicamente o que fazem é codificar um ou mais ficheiros. Para aceder a eles fica assim a ser necessário a introdução de uma chave. Desta forma, mesmo que alguém consiga aceder ás suas criptomoedas, não conseguirá fazer nada com elas pois estarão encriptadas e não legíveis. Um programa bastante popular para fazer a encriptação de carteiras digitais é o VeraCrypt.

Não confie em aplicações moveis

Existem algumas aplicações que permitem guardar a sua carteira digital no seu smartphone. No entanto isto é altamente desaconselhável pois um smartphone é um objecto muito sensível de ser perdido ou danificado com o uso intensivo diário a que é sujeito. Assim, é muito mais fiável guardar as suas criptomoedas num computador e em alguns discos externos ou pen USB em várias localizações físicas diferentes.

Conclusão

Guardar bem a sua carteira digital é tão importante como guardar bem a sua carteira física. A diferença é que a carteira digital poderá facilmente ter um valor muitas vezes superior à da carteira física. Assim, assume extrema importância adoptar algumas mecanismos e hábitos de segurança com o objectivo de não só perder a sua carteira, como deixa-la cair nas mãos da pessoa errada. Na verdade estes mecanismos e hábitos de segurança até são bastante simples, basta apenas conhecê-los e implementa-los antecipadamente antes que seja tarde demais.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.