Time, energy and money. These should never be compromised.

É a Kucoin uma boa alternativa ao Binance?

A Kucoin surgiu como um exchange inovador mas será realmente uma alternativa?

O aumento da popularidade das criptomoedas tem levado investidores de todo o mundo a procurar qual o melhor exchange para comprar e vender Bitcoins. Esta pergunta não tem uma resposta simples, principalmente num momento em que quase todos os meses surgem novos exchanges. Neste artigo propomos a analise de duas opções recentemente criadas e que merecem a atenção dos investidores.

Escolher um exchange para negociar criptomoedas

A escolha do exchange para negociar Bitcoin ou outras criptomoedas,pode determinar o sucesso ou insucesso do seu investimento. Os custos que cada exchange lhe cobra podem, desde logo aumentar ou diminuir a rentabilidade do seu investimento. Nem sempre é linear qual o exchange com custos mais competitivos uma vez que estes dependem do estilo de investimento que irá realizar. Por exemplo, vários exchanges cobram comissões na compra e venda. Ora se pretender fazer trading de curto prazo com criptomoedas, este pode ser um custo muito relevante, uma vez que, sempre que der uma ordem de compra ou venda, terá de suportar um custo. Se der uma ordem por semana, por exemplo, no final de um ano verá que uma parte substancial do seu património foi consumido apenas em comissões. Por outro lado, se pretende fazer um investimento passivo de longo prazo, o custo da transacção não deverá assumir grande relevância no contexto total do seu investimento.

A segurança e fiabilidade é outro aspecto que deverá ter em conta ao escolher um exchange para negociar criptomoedas. Deverá sempre privilegiar opções com alguns anos de existência e referencias comprovadas. Por outro lado, para investimentos de longo prazo recomendamos sempre o uso de hardware wallets pela segurança que proporcionam e pelo facto de, nesse caso, as suas criptomoedas não ficarem dependentes do exchange. Desta forma poderá guardá-las localmente.

Kucoin

O Kucoin foi lançado em Setembro de 2017, pelo que é bastante recente. A interface do utilizador pretende ser mais simplificada e intuitiva que a maior parte dos exchanges existentes actualmente. Visualmente é bastante semelhante a plataformas de negociação de acções se bem que, bastante mais simplificada a nível de opções. Isto deve provavelmente ao seu CEO, Michael Gan, ter vindo da área financeira da Alibaba. Este exchange, apesar de recente já se encontra no top 20 dos exchanges com maior volume transaccionado diariamente.

Em cada operação de compra e venda realizada, é cobrada uma comissão de 0.1% o que é bastante competitivo quando comparado com outros exchange. Por outro lado os depósitos e levantamentos são inteiramente gratuitos. Com respeito ao leque de oferta de criptomoedas, este exchange oferece excelentes alternativas à Bitcoin.

Binance

Tal como a Kucoin, O Binance tem ainda uma vida muito curta. Este exchange foca-se principalmente na negociação de criptomoedas para criptomoedas. Ou seja, o seu principal objectivo não é trocar euros por Bitcoins ou outra criptomoeda, mas sim trocar Bitcoin por Etherum, por exemplo. Este constitui um dos factores diferenciadores deste exchange. Permite assim poder obter rendimento das flutuações entre criptomoedas, em vez da flutuação entre a criptomoeda e uma moeda tradicional (como o euro ou o dólar).

Com respeito à interface gráfica esta é bastante semelhante visualmente à Kucoin. No entanto possui uma diferença que é o facto de oferecer dois tipos de visualização: básica e avançada. Na básica são oferecidas apenas as opções mais requisitadas, e os dados e informações mostrados são básicos. Na opção de visualização mais avançada, são oferecidos um conjunto de indicadores técnicos mais avançados, bem como, uma serie de opções de negociação.

A nível de comissões de negociação estas são semelhantes ás cobradas pela Kucoin, nomeadamente deverá contar com um fee de 0.1% em todas a transacções que realize. Os depósitos também são gratuitos, não tendo de suportar qualquer comissão.

Conclusão

Quer a Kucoin, quer a Binance constituem dois exchanges criados muito recentemente. Nenhum deles possui ainda uma ano sequer. Assim, todas a referências e opiniões podem considerar-se prematuras. No entanto, apesar do seu curto tempo de vida é possível destacar algumas mais valias que possuem, bem como, alguns pontos que as distinguem.

As interfaces de utilizador são bastante mais atractivas visualmente do que as oferecidas pelos exchanges mais antigos. Estas são inspiradas nas interfaces de utilizador de programas de trading de mercados financeiros. De referir que a Binance aqui se destaca uma vez que possibilita a escolha de dois tipos de interface, básica e avançada, cobrindo assim todo o leque de potenciais utilizadores da plataforma. A Kucoin dispõe apenas de uma interface que deverá ser adoptada por investidores principiantes mas também profissionais.

Com respeito a custos não hã nenhuma diferença relevante a realçar. Ambas possuem uma pequena comissão por transacção mas os depósitos e levantamentos são gratuitos.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.