Time, energy and money. These should never be compromised.

Blockchain: O que é e como funciona?

Conheça a tecnologia introduzida pelas criptomoedas

O conceito de Blockchain tem vindo a tornar-se popular com o aparecimento das criptomoedas mais concretamente da Bitcoin. Um blockchain simplificadamente consiste numa estrutura de dados distribuída representativa de uma transacção. Esta tecnologia serve de suporte para a maioria das criptomoedas que existem, sendo esta que serve para processar todas as transacções de moedas digitais. Foi aliás a Bitcoin que introduziu pela primeira vez esta tecnologia, quando o seu criador apresentou os seus fundamentos e forma de funcionamento. Mas vejamos em mais detalhe quais as características desta tecnologia, bem como as suas vantagens e possíveis áreas de aplicação.

Aplicações da Blockchain

Apesar de ter surgido associada ás moedas digitais e com o objectivo de lidar com as transacções destas, a tecnologia da Blockchain, começa hoje a ser implementada em várias outras áreas. Principalmente pela garantia de segurança que proporciona, esta tecnologia começa hoje a ser utilizada por diversas instituições financeiras, nomeadamente bancos. Através desta conseguem processar transacções financeiras de forma mais rápida, segura e barata. Estes são aliás alguns dos argumentos que têm tornado tão populares as criptomoedas. A forma fácil, rápida e segura com que se podem transaccionar moedas de um lado para o outro do mundo, apenas nalguns minutos. Outras áreas, além do sector financeiro têm visto muitos benefícios na tecnologia Blockchain, tal como as companhias de seguros. Nestas também há a necessidade de processar transacções com muita frequência e a segurança e rapidez com que são processadas é bastante relevante para rentabilidade do negócio.

Funcionamento da Blockchain

A tecnologia Blockchain pretende ser uma inovação em termos de segurança nas transacções. Um dos factores que permite isso é a descentralização do processamento das transacções. Em vez de todas as transacções passarem por um sistema central, estas são processadas por um sistema distribuído, no qual todos os intervenientes “ajudam” no processamento dessa transacção. Dessa forma, é muito mais difícil a tarefa de hackers que teriam de atacar uma infraestrutura enorme (todos os constituintes da rede Blockchain) em vez de apenas um sistema centralizado (que poderá ter falhas de segurança). Cada transacção passa através da rede Blockchain e é “confirmada” por todos os pontos da rede por onde passa. Apenas no fim de certo número de confirmações a transacção é concluída com sucesso. Assim, mesmo que seja possível atacar um ponto na rede, isto não seria suficiente para criar ou perpetuar uma transacção fictícia.

Beneficios da Blockchain

Como já foram referidos um dos principais benefícios desta tecnologia é a rapidez com que se podem processar transacções, sem intervenção humana. Num banco, por exemplo, uma transferência de valores de um lado para o outro do mundo pode demorar dias, até que tudo seja confirmado. A juntar a isso há a diferença horária dos dois locais que pode dificultar, ainda mais, a situação. Com a Blockchain é possível efectuar essa transacção em minutos, de forma automatizada, utilizando a rede Blockchain para “propagar” e confirmar essa transacção.

Outro aspecto relevante é a segurança que oferece no processamento de transacções. Tal como referido no capítulo anterior, o facto de se tratar de um sistema distribuído dificulta muito todo o tipo de ataques, uma vez que não existe um “alvo”. Toda a rede Blockchain forma o sistema, portanto seria necessário atacar todos os dispositivos da rede para poder perpetuar algum ataque.

Por outro lado, uma vantagem adicional significativa é o facto dos custos por transacção serem muito baixos. Isto é possível porque a transacção é processada pelos intervenientes da rede e não há a necessidade de um intermediário como existe actualmente.

Conclusão

O Blockchain é um tecnologia cheia de potencialidades que vão muito além das criptomoedas. Várias áreas de negócio se têm vindo a aperceber disso e, por isso, têm-se registado vários desenvolvimentos na Blockchain. Desde a industria bancária, ate a seguradoras, muitas são as áreas para as quais os benefícios da Blockchain não têm ficado indiferentes. Têm surgido também várias empresas a comercializar serviços que se baseiam nesta tecnologia, como forma de tornar a Blockchain acessível a diversas áreas de negócio. Assim, vai começar, cada vez mais, a ser possível utilizar esta tecnologia sem ser necessário ter o Know-how e infraestrutura necessária dentro da própria empresa. Será cada vez mais fácil contratar esse serviço externamente e assim beneficiar de todos os benefícios que este pode trazer.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.