Time, energy and money. These should never be compromised.

5 wallets para guardar as suas Bitcoins

Guarde as suas criptomoedas de forma segura

O investimento em Bitcoins tem captado um interesse crescente do público em geral. Novos investidores tentam perceber todos os detalhes e qual o modo de funcionamento da Bitcoin. Dentro das questões mais relevantes estão a forma de adquirir Bitcoins bem como a melhor forma de as guardar. Com respeito ao primeiro ponto, o coinbase é um dos vários “Exchanges” online que fazem a troca de Euros ou Dólares por Bitcoins. Desta forma pode adquirir o montante de Bitcoins que desejar. Por outro lado, falta saber qual a melhor forma de as guardar, principalmente se as pretende manter durante algum tempo, como investimento de médio/longo prazo. Nesta situação é recomendável não as manter sob a guarda do site que utilizou para as adquirir. Isto porque assim fica sem controlo sobre elas e a qualquer momento pode haver algum problema no “Exchange” e pode perder parte ou a totalidade destas. Assim costuma recomendar-se que guarde as Bitcoins numa Wallet. Uma Wallet não é mais do que uma carteira digital, onde pode armazenar as suas criptomoedas, quer sejam Bitcoins ou outras criptomoedas. Veremos neste artigo as 5 wallets mais populares utilizadas para guardar criptomoedas.

Ledger nano S

A Ledger nano consiste numa Hardware Wallet o que significa que é uma Wallet por hardware e não por software. Basicamente consiste numa pen USB na qual é possível armazenar as suas criptomoedas. Neste momento suporta Bitcoin, Ethereum, Ripple, Litecoin, Dogecoin, Zcash, Dash e Stratis, o que constitui um leque bastante variado. Esta wallet para criptomoedas encripta todo o seu conteúdo (ou seja as suas criptomoedas) e tem um código pin associado para que seja desbloqueada quando necessitar. O preço situa-se nos 65 Dólares.

Mycelium

A Mycelium trata-se de uma Wallet por software e a sua principal característica é a facilidade de utilização. Está dotada de uma interface bastante simples e intuitiva e está disponível para Android e iOS. À semelhança de outras Wallets esta protege as suas criptomoedas através do uso de uma chave que deverá memorizar e manter num local seguro pois, caso contrário, perde acesso ás suas criptomoedas e não há forma de as recuperar.

Jaxx

Esta “Wallet” designa-se por Jaxx e tem como principal característica o facto de suportar um extenso leque de criptomoedas. Para utilizadores que tenham várias criptmoedas esta pode ser a solução mais vantajosa. Suporta actualmente 13 tipos diferentes de criptomoedas. Possui ainda um útil mecanismo de backup, caso haja algum problema com a sua Wallet, que evita que perca de forma permanente o acesso ás suas criptomoedas. Esta Wallet para criptomoedas é acessível através do browser ou por intermédio da aplicação para Android e iOS.

Exodus

O Exodus é o primeiro software gratuito para computador com o objectivo de armazenar criptomoedas. Neste caso não está disponível nenhuma versão para dispositivos móveis, pelo que, o acesso ás suas criptomoedas tem sempre de ser feito através de um computador. Esta wallet para criptomoedas possui ainda uma funcionalidade que permite recuperar toda a sua Wallet caso haja algum problema, nomeadamente envia um email para a sua caixa de correio, com um link que permite de imediato recuperar o conteúdo da sua Wallet. Este conteúdo fica protegido por uma palavra passe.

Trezor

A Trezor trata-se de outro exemplo de hardware wallet à semelhança do Ledger nano S referido anteriormente. Consiste num dispositivo tipo pen usb que se liga ao computador e armazena as suas criptomoedas. Esta wallet para criptomoedas tem associado um código pin de 9 algarismos que evita o acesso não autorizado ao conteúdo da sua “Wallet”. Este código pin é gerado de forma aleatória sempre que liga a pen a um computador, pelo que, mesmo que o código lhe seja roubado, não conseguirão fazer grandes estragos. Esta Wallet tem um preço ligeiramente superior à Ledger, situando-se nos 99 dólares.

Conclusão

Principalmente se estiver a ponderar manter criptomoedas em sua posse durante algum tempo, é de extrema importância escolher bem a forma como as pretende guardar. Não é recomendável mantê-las à guarda do site (“Exchange”) onde as adquiriu mas sim obter uma Wallet e guarda-las lá. As Wallets mais seguras, são as hardware wallets uma vez que o acesso ás suas criptomoedas fica limitado fisicamente e protegido por um código pin. Desta forma, mesmo que o seu computador seja infectado por algum vírus, ou tenha tido alguma tentativa de intrusão as suas criptomoedas estão seguras, guardadas fora do seu computador e longe das suas vulnerabilidades. Principalmente na situação em que possua um investimento significativo em criptomoedas, uma hardware wallet pode ser a solução ideal para si, que o vai permitir dormir descansado sabendo que o seu investimento se encontra seguro.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.