Time, energy and money. These should never be compromised.

5 Bitcoin exchanges para comprar e vender Bitcoin

Conheça as formas mais seguras de investir em Bitcoin.

Com o crescimento de popularidade da Bitcoin, bem como, de outras criptomoedas, têm também vindo a aparecer diversas opções de investimento nestas. Todas as opções têm, no entanto, alguns pontos em comum, nomeadamente o facto de operarem exclusivamente online. Assim, deve sempre ter um cuidado extra ao escolher o exchange que vai utilizar para adquirir as suas criptomoedas. Sendo uma actividade pouco regulada deverá sempre procurar o máximo de feedback e referências acerca dos Bitcoin exchanges em questão. Este é um dos factores que torna a Bitcoin popular, o facto de não ser controlado centralmente por nenhuma organização ou governo. No entanto, este aspecto que pode ser uma vantagem nalgumas circunstancias, pode tornar-se uma desvantagem ou potencial factor de problemas. Assim, neste artigo preparámos 5 opções para poder analisar e escolher por si.

Bitstamp

O Bitstamp encontra-se baseado na Eslovénia e constitui um dos maiores actualmente em termos de volume de negociação diário. Para poder começar a comprar criptomoedas neste exchange terá de abrir uma conta e depositar o valor em euros através de uma transferência bancária. Uma desvantagem que este exchange possui é o facto de cobrar várias comissões, quer nos depósitos, quer mesmo em cada operação de compra/venda que efectua.

Bitfinex

A Bitfinex nasceu em 2013 e distingue-se de outros Bitcoin exchanges ao providenciar uma plataforma avançada de trading de criptomoedas. Com ela poderá fazer um conjunto de operações mais avançadas, como ordens trailing stop, short selling, stop loss, entre outras. Outro aspecto frequentemente valorizado neste exchange é o facto de levar bastante a sério as medidas de segurança. São efectuados backups diários de todas as carteiras e enviados esses backups para várias localizações diferentes com vista a ter, a todo o momento, as carteiras dos clientes protegidas.

Coinbase

A Coinbase constitui hoje a principal plataforma para a compra/venda de Bitcoins (bem como de várias outras criptomoedas). Sediado em São Francisco, este exchange oferece diversos serviços adicionais como a guarda de carteiras, intermediação no processo de pagamento entre comerciantes e clientes, entre outros. O serviço da Coinbase começou por estar disponível apenas a clientes residentes nos Estados Unidos, mas, recentemente, abriu as portas a clientes europeus e está neste momento presente em mais de 19 países. Com este exchange as contas de utilizador não possuem saldo directamente, pelo que, a compra/venda de criptomoedas é diferente de outros exchanges. Neste, deve ligar a sua conta bancária, ou cartão de crédito à sua conta, e posteriormente, ao efectuar uma compra/venda, esta sairá directamente da sua conta bancária. Ou seja a Coinbase não mantém nenhum saldo em euros na sua conta.

Cryptsy

Este exchange apresenta como grande factor de distinção em relação a outros exchanges, o facto de permitir negociar cerca de 200 criptomoedas. Assim, constitui um dos Bitcoin exchanges que oferece um leque mais alargado de oferta de criptomoedas. Este exchange abriu portas em 2013 e encontra-se sediado na Florida. As transacções através deste estão sujeitas a uma comissão que pode variar entre 0.2% e 0.3%. Actualmente conta com cerca de 270 000 utilizadores registando um volume diário de negociação de cerca de 300 000 dólares, o que o torna um exchange de média dimensão.

BTC-e

Este exchange criado em 2011, originário da Bulgária, constitui um dos mais antigos actualmente em funcionamento. Esta plataforma permite a negociação através da popular ferramenta de análise de mercados financeiros: O Metatrader. Nas transacções tenha em conta que terá de suportar uma comissão de 0.2%. Este exchange oferece a possibilidade de negociar não só em Bitcoins mas também em Litecoins, Peercoin, Feathercoin, Terracoin, Novacoin e Namecoin. Aceita depósitos em euros, dólares, rublos, libras e yuan.

Conclusão

Existem actualmente várias opções para negociar recorrendo a criptomoedas. Sendo todas as ofertas exclusivamente online e estando num mercado onde a regulação é reduzida, é extremamente importante que faça uma análise cuidada e detalhada das suas opções. Tal como vimos neste artigo, pode haver diferenças, além das questões de segurança e fiabilidade.

Existem alguns Bitcoin exchanges que providenciam uma forma mais profissional de negociar, mais adequada a investidores familiarizados com plataformas de trading da bolsa de valores. Estas plataformas oferecem interfaces de análise técnica bem como um conjunto diverso de ordens de negociação. Por outro lado existem exchanges mais destinados ao público em geral, mais intuitivos e apenas com as opções mais requisitadas. Assim deve ponderar e, eventualmente abrir uma conta em vários Bitcoin exchanges para experimentar, e depois poder tomar a sua decisão final.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.