Time, energy and money. These should never be compromised.

Apoios para empresas fora das grandes cidades

Estabelecer a sua empresa no interior pode trazer muitas vantagens.

Nos dias que correm existe um clima económico bastante favorável à abertura de novas empresas. O rendimento das pessoas está a aumentar e a taxa de desemprego está no nível mais baixo dos últimos anos. Assim, estão reunidas condições para algumas pessoas pensarem em montar o seu próprio negócio. Quer seja na área da restauração, das profissões liberais, das tecnologias, entre outros, existem alguns apoios para empresas a que se pode recorrer, caso opte por abrir o seu negócio fora das grandes cidades. Neste artigo abordaremos esta temática.

Abrir empresa fora dos grandes centros urbanos

Nos últimos anos o Estado tem vindo a incentivar os investidores a abrirem empresas fora das grandes cidades concedendo apoios para empresas. O motivo é simples, o interior do país está, cada vez mais, despovoado. A maior parte das pessoas começa a fixar-se nas grandes cidades, e em torno delas, abandonando o interior. As duas principais cidades onde isso acontece são Lisboa e Porto que concentram a maioria da população do país. Uma das causas/consequências disso é a falta de emprego. A oferta de emprego é muito escassa longe das grandes cidades havendo muita dificuldade em arranjar trabalho, principalmente profissões mais qualificadas. Por outro lado, a oferta a nível de ensino também é fraca no interior. A maior parte das faculdades e estabelecimentos de ensino superior encontram-se dentro das grandes cidades. Dadas estas circunstancias torna-se muito complicado para um jovem manter-se longe das cidades.

Devido ao problema acima mencionado, que tem vindo a ganhar dimensão ao longo do tempo, o Estado tem promovido incentivos para empresas que se queiram fixar e criar postos de trabalho no interior do país. Desta forma pretende, a pouco e pouco, ir criando alguma oferta de trabalho longe das cidades para atrair algumas pessoas para esses locais.

Incentivos para empresas e particulares

Recentemente, com o objectivo de atrair mais pessoas para fora das grandes cidades, o Estado aprovou um conjunto de incentivos, através de 62 medidas, para os funcionários públicos que aceitem ir para o interior tenham benefícios. Algumas das medidas passam por uma majoração na contagem do tempo de serviço para efeitos de progressão de carreira, bem como, na contagem do tempo de trabalho para efeitos de reforma. Isto significa, na prática, que quem aceite ir trabalhar para territórios com uma baixa densidade populacional, poderá progredir mais rápido na carreira, assim como, reformar-se mais cedo.

Na abertura de novas empresas existe também um conjunto de benefícios com vista a atrair a sua fixação no interior. Grande parte das medidas passam por incentivos fiscais, ou seja, redução de impostos para os novos negócios que decidam instalar-se no interior do país. Existem ainda algumas outras medidas adicionais em estudo como a isenção de portagens ou a relocalização de alguns serviços públicos. Um dos principais fundos que concede este tipo de apoios para empresas é o Portugal 2020 cujo capital é atribuído, perto de 90% a empresas no interior do país. Este fundo tem assim, como um dos principais objectivos, o apoio do desenvolvimento rural através da atracção de novos negócios e criação de postos de trabalho.

Prós e contras de abrir negócio no interior

Como já vimos acima, uma das principais vantagens de abrir um negócio numa zona rural, com menos população, é a possibilidade de usufruir de apoios financeiros e fiscais. Além da facilidade de aceder a certos fundos como o Portugal 2020, existem ainda os benefícios fiscais por via da redução de alguns impostos.

Outro aspecto relevante passa pelo facto de, no interior do país, o negócio enfrentar muito menos concorrência. Esta acaba por ser uma vantagem extra além dos apoios para empresas. Dependendo da área de negócio este factor pode ser muito significativo. Por exemplo, abrir um estabelecimento de restauração numa grande cidade ou no interior será bastante diferente a nível de concorrência. Enquanto nos grandes centros urbanos a maior parte das áreas de negócio estão saturadas, com muita concorrência, nos meios pequenos a situação inversa ocorre: a falta de oferta de diversos tipos de serviços.

Apesar de ter vários benefícios, nem tudo são só vantagens. A abertura de um negócio no interior do país traz consigo algumas dificuldades como por exemplo, a contratação de profissionais. Devido à desertificação do interior acaba por ser bastante difícil encontrar profissionais de diversas áreas. Nos últimos anos a população mais nova, particularmente, tem vindo a abandonar o interior, pelo que, deixa uma lacuna grande a nível de mão de obra.

Adicionalmente, dependendo da área de negócio, os custos com transporte podem ser relevantes. Se a sua empresa produzir bens que sejam vendidos nas grandes cidades, terá de passar a considerar alguns custos com transportes nas suas contas. Um dos argumentos para as empresas se fixarem junto dos grandes centros urbanos é para estarem junto dos seus clientes. Ao fixar-se no interior, num meio rural, isso pode significar afastar-se dos clientes e, portanto, terá de assumir custos para se aproximar deles.

Conclusão

Nos últimos anos tem-se assistido a uma, cada vez maior, desertificação do interior. Principalmente os mais jovens saem dos meios rurais para poderem continuar os seus estudos. Como a oferta de estabelecimentos de ensino superior é muito maior junto dos centros urbanos, isso faz com que os jovens sejam obrigados a abandonar os meios pequenos. Posteriormente, ao quererem entrar no mercado de trabalho enfrentam outra grande dificuldade, caso desejem fixar-se num meio rural. A oferta de emprego nestas zonas é muito escassa, pelo que, principalmente profissionais mais qualificados poderão ter muita dificuldade em arranjar trabalho. Assim, o Estado tem vindo a conceder apoios para empresas que desejam instalar-se nestes meios e assim contribuírem para a diminuição da desertificação.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.