Time, energy and money. These should never be compromised.

Vai mobilar uma casa? Conheça as nossas dicas de poupança

Pequenos cuidados podem fazer toda a diferença.

A compra ou arrendamento de uma habitação é um marco importante na vida de uma pessoa. Quer seja sozinho ou em casal, será necessário mobilar a habitação. Algumas vezes, principalmente ao arrendar casa, poderá estar incluída alguma mobília no contrato celebrado. No entanto, a maior parte das vezes, terá de adquirir uma quantidade significativa de mobília. Neste artigo propomos um olhar acerca das formas de poupar no processo de mobilar uma casa, que pode ser bastante dispendioso.

Estabeleça prioridades

Mobilar uma casa pode ser um processo bastante longo, principalmente se não tiver disponível uma poupança elevada para conseguir adquirir tudo de uma vez. De qualquer modo, mesmo que tenha, devido à diversidade de compras que terá de fazer, é recomendável que o faça de forma faseada. Desta forma poderá estudar de forma mais detalhada aquilo que pretende comprar. Comparar preços e opções visitando várias superfícies comerciais é também bastante importante pelo que o processo de mobilar a casa pode estender-se bastante ao longo do tempo. Assim, é recomendável que defina prioridades, ou seja, quais os elementos que irá comprar numa primeira fase, numa segunda fase e por aí adiante. Além de diluir a despesa resultante deste processo ao longo do tempo, acabará também por fazer melhores compras. Não é todos os dias que se mobila uma casa e dado que será o espaço onde irá passar grande parte da sua vida, vale a pena fazê-lo de forma ponderada e pensada.

Defina orçamentos e compare preços

Para que a despesa resultante do processo de mobilar a sua casa não descambe, deverá definir orçamentos para cada elemento que deseja comprar. Esse orçamento deverá ter em conta um estudo prévio do mercado e das opções existentes. Depois desta definição deve evitar, a todo o custo, ultrapassar esse orçamento. Só assim conseguirá manter os gasto sob seu controlo.

Uma constante comparação de preços em tudo o que comprar é também de extrema importância. Por vezes podem existir diferenças muito significativas e que, todas somadas no final do processo, podem fazer uma diferença grande no valor final gasto. Assim, deve sempre procurar opções em várias superfícies comerciais e estar atento a promoções ou outros descontos que possam estar em vigor. Hoje em dia, com a Internet, até consegue comparar muitos preços sem ter de sair de casa. Basta aceder aos sites dos comerciantes e poderá estudar preços e opções.

Comprar usado

Esta opção muitas vezes nem é equacionada pelas pessoas que pretendem mobilar uma casa mas pode ser uma excelente forma de poupar bastante. Muitas vezes encontram-se mobílias usadas mas que estão em muito bom estado e a ser vendidas a uma fracção do preço da mesma mobília nova. Estas situações podem ser boas oportunidades. Mesmo que a mobília possa precisar de algum pequeno arranjo e tiver disponibilidade para isso, poderá fazer grandes negócios assim, poupando bastante dinheiro. Não é raro as pessoas quererem desfazer-se de mobílias a baixo preço. Existem lojas que vendem este tipo de mobília mas também poderá procura-la junto de plataformas online de anúncios (tipo o OLX) que permitem aos utilizadores colocarem anúncios gratuitamente. Neste caso poderá falar directamente com a pessoa e fechar negócio presencialmente. Tenha apenas em conta que, a maior parte das vezes, o vendedor não dispõe de forma de transporte da mobília em questão. Assim, costuma ficar a cargo do comprador assegurar o transporte.

Conclusão

Mobilar uma casa pode ser um processo bastante dispendioso. No entanto, se seguir alguns princípios, poderá acabar por não despender assim tanto e o seu orçamento mensal não sair demasiado afectado. Um dos aspectos importantes é definir prioridades e ir fazendo as suas compras de forma faseada. Desta forma o gasto vai ficando diluído pelos meses. Além disso, tem outra vantagem que é o facto de poder estudar de forma mais ponderada todas as compras que faz. Se comprar tudo de uma vez terá mais dificuldade em fazer boas escolhas. Por outro lado deverá sempre comparar preços entre os comerciantes pois pode haver diferenças significativas para produtos semelhantes. Esteja atento a promoções para aproveitar as melhores ofertas. Por fim, equacione comprar algumas coisas usadas, pois estas podem permitir poupar bastante face a comprar o mesmo artigo em novo. Se decidir por isso mesmo, pode começar por pesquisar as opções e preços disponíveis em sites de anúncios, tais como o OLX.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.