Time, energy and money. These should never be compromised.

Como vender casa sem imobiliárias

A venda de um imóvel pode ser mais simples do que imagina.

Vivemos num bom período do mercado imobiliário, principalmente para vender. Devido à elevada procura e escassez de oferta, os preços de transacção de imóveis tem subido por todo o país. Esta tem sido a consequência de uma grande procura de imóveis, quer para habitação quer para investimento, com uma relevante importância do capital estrangeiro. Se pensa alienar a sua propriedade saiba que vender casa sem imobiliárias pode poupar-lhe mais custos do que imagina.

O processo de venda de uma casa pode ser mais ou menos facilitado, consoante a estratégia que adoptar. Além da venda em si, este processo contempla lidar com alguns procedimentos legais para passar a propriedade em questão para o nome de outra pessoa. Com frequência recorre-se a agências imobiliárias com o objectivo de obter ajuda em todo esse processo. No entanto, hoje em dia, algumas agências imobiliárias começam a ficar com mau nome devido a práticas comerciais agressivas que prejudicam os clientes. Um exemplo são os contratos de exclusividade que levam os proprietários a assinar ou as altas comissões que, por vezes, cobram. Assim, muitas pessoas começam a aventurar-se no processo de vender o seu imóvel por si, sem ajuda de agências imobiliárias. Veja neste artigo alguns conselhos para um processo sem problemas.

Anunciar e promover o imóvel

Esta é um dos principais benefícios que as agências imobiliárias tentam promover. O facto de possuírem em carteira um conjunto vasto de clientes, junto dos quais anunciar o seu imóvel, pode despertar com facilidade interesse. No entanto, se quiser, pode vender casa sem imobiliárias, consegue por si próprio captar o interesse e promover o seu imóvel de forma eficaz. Para isso deverá anunciar a sua propriedade no maior número de sites possíveis. A maior parte dos sites de classificados de imóveis, como por exemplo o Imovirtual e o Casa Sapo, permitem que introduza um anúncio de forma gratuita. Assim, sem qualquer custo, pode fazer o seu imóvel chegar a milhares de pessoas. Lembre-se que deverá captar o interesse dos visitantes do site e, para isso, umas boas fotografias são essenciais. Vale a pena perder um dia, de preferência de sol, com uma boa luz, para tirar umas boas fotografias à sua propriedade. No texto do seu anúncio descreva o imóvel da forma mais directa possível, referindo os seus pontos fortes como por exemplo proximidade a uma estação e serviços nas redondezas.

Visitas ao imóvel

Depois de anunciar, começará a despertar o interesse de possíveis compradores que desejarão agendar uma visita para conhecer o imóvel. Sempre que possível, deve procurar agendar a visita enquanto houver luz do dia, uma vez que qualquer casa fica mais atractiva com luz natural do que com luz artificial. Nas visitas deve procurar criar empatia com os possíveis compradores, enquanto mostra de forma honesta toda a sua propriedade. Ao tentar vender casa sem imobiliárias, é preferível ser sincero e mostrar todos os pontos positivos e negativos que a propriedade possa ter. Mantenha-se ao dispor do interessado para responder a qualquer questão, mas dê alguma privacidade para que ele possa conversar e trocar ideias com a pessoa com quem está a visitar o imóvel (no caso de não vir sozinha).

Depois da visita deve manter-se em contacto com a pessoa em questão e, passado uns dias, telefonar-lhe a fim de obter algum feedback da sua parte. É importante que vá ouvindo a opinião das pessoas, até para, eventualmente, ajustar o preço de venda ou algum detalhe que esteja a impedir a venda e que não estava a reparar.

Fecho do negócio

Depois de efectuar várias visitas, será provável que algum dos interessados avance para uma proposta. Nesse momento deverá pensar nos prós e contras e relacionar com outras propostas que já tenha tido, bem como, com o interesse que o imóvel tem gerado. Por exemplo, se tem tido muita procura, poderá não será necessário baixar o seu preço. Por outro lado se não tem tido assim tantas visitas de interessados, pode ser uma oportunidade de fechar negócio de imediato.

Depois de fechar o negócio terá de tratar dos procedimentos legais para passar o seu imóvel para outro proprietário. Deverá também combinar com o futuro proprietário quando é que deixará o imóvel disponível para ele se poder mudar definitivamente.

Caso o futuro proprietário tenha de recorrer a um crédito à habitação, deverá assegurar-se que esse processo se encontra previamente cumprido junto da instituição financeira que vai providenciar o empréstimo. Isto é particularmente importante ao vender casa sem imobiliárias pois é um processo que estas costumam realizar.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.