Time, energy and money. These should never be compromised.

Arrendar casa a estudantes

Aprenda como este tipo de arrendamento pode ser bastante rentável

O mercado imobiliário encontra-se em grande expansão em Portugal. Este crescimento deve-se principalmente ao investimento estrangeiro mas o investimento interno não tem deixado de ser menos importante. Fala-se muito de arrendar casa a turistas mas existe outro tipo de arrendamento que também pode ser bastante lucrativo: arrendar casa a estudantes. Alguns investidores já começam a adquirir imóveis com este objectivo, mas esta forma de investimento ainda tem passado despercebida no meio do boom turístico que Portugal tem vivido nos últimos anos.

Em que zona apostar

O principal requisito importante neste tipo de alojamento é a existência de faculdades, ou outros estabelecimentos de ensino, nas imediações. Idealmente a uma distância que se consiga fazer a pé, uma vez que permitirá aos estudantes um maior conforto e poupança, dado que não precisam gastar dinheiro em transportes. Zonas com mais do que uma faculdade, ou pólos universitários são ainda melhor pela quantidade de estudantes que passam pela zona com frequência. Na impossibilidade de adquirir um imóvel suficientemente perto de zonas de estabelecimentos de ensino, assegure-se que tem bons transportes perto. Este factor é fundamental para arrendar casa a estudantes uma vez que a maior parte dos estudantes não terá carro e terá de ir todos os dias para a faculdade. Assim, mesmo que não consiga ir a pé, garanta, pelo menos, que existem bons transportes à porta do imóvel, que o levem nalguns minutos até ao estabelecimento de ensino.

Comodidades importantes

Existem algumas comodidades que, hoje em dia, a maior parte dos estudantes não abdica. Uma delas é o acesso à Internet. Assim, é muito importante que forneça acesso à Internet, de boa qualidade, no seu imóvel, através de uma ligação sem fios. Ter uma televisão também é apreciado por muitos estudantes, para poderem descontrair no final de um dia de aulas mas também, para fazer alguma companhia. Não se esqueça que muitos estudantes vivem sozinhos, pelo que, a televisão pode ser uma companhia. A existência de um mini mercado perto também é uma comodidade frequentemente procurada por estudantes. Dado que têm algumas limitações a nível de transporte, é bastante confortável poderem fazer as suas compras para o dia a dia, perto de casa, sem ter de recorrer a nenhum transporte.

Rentabilidade que pode esperar

Recomendado para si

Arrendar casa a estudantes tem um factor bastante positivo, a nível de investimento, que é a estabilidade que proporciona. Em principio um estudante, ao encontrar uma casa, ficará nela um ano, no mínimo, com certeza. Comparado com o arrendamento a turistas tão popular actualmente, este tipo de arrendamento revela-se portanto mais estável. Enquanto os turistas de semana a semana mudam, os estudantes, em principio, ficarão um ano pelo menos.

Pode ainda aumentar a sua rentabilidade proporcionando algum tipo de serviço complementar que possa ser útil para os estudantes. Uma ideia é a de incluir uma limpeza semanal na casa. A maior parte dos estudantes não estarão muito habituados a esse tipo de cuidados, pelo que, ter alguém que possa fazer isso por eles, poderá fazer com que estejam dispostos a pagar por isso. Pode ainda prestar outros serviços complementares com o objectivo de facilitar a vida aos estudante, como por exemplo lavar e passar roupa. Por um valor adicional mensal, poderá disponibilizar estes serviços e é uma forma de aumentar a rentabilidade do seu investimento.

Outra forma de aumentar a rentabilidade do seu imóvel é arrendar quarto a quarto e não o imóvel como um todo. A maior parte dos estudantes não terão muitos recursos financeiros mas também não necessitam de uma casa completa ao seu dispor. Muitos não se importam de partilhar a casa de banho e cozinha com outros estudantes como eles. Ao fazer isso consegue aumentar muito o rendimento do imóvel uma vez que a soma dos arrendamentos dos quartos será bastante superior ao arrendamento como um todo.

Conclusão

Arrendar casa a estudantes tem passado um pouco despercebido no mercado imobiliário nacional. Num período em que tem havido um crescimento enorme no turismo, os investidores têm privilegiado a aquisição de imóveis com o objectivo de arrendar a turistas. No entanto, o arrendamento a estudantes pode proporcionar um rendimento mais estável e duradouro do que o que é proporcionado pelo arrendamento a turistas. Onde houver faculdades ou outros estabelecimentos de ensino, haverá sempre estudantes. O mesmo não se pode dizer de turistas que hoje podem ver interesse no nosso país, mas podem virar-se para outros destinos de um momento para o outro

.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.