Time, energy and money. These should never be compromised.

Carros eléctricos valem a pena?

Com o esgotar dos combustíveis fosseis, a energia eléctrica começa a ser alternativa.

A industria automóvel tem vindo a sofrer algumas modificações a nível tecnológico, nos últimos anos. A sua segurança, eficiência e potência tem sido progressivamente melhorada. No entanto, apesar desta industria ainda se encontrar muito dependente de combustíveis de origem fóssil, começam a surgir no mercado algumas opções de carros eléctricos com preços mais competitivos.

O preço de ser ecológico

Os carros movidos inteiramente a energia eléctrica não são propriamente novidade. No entanto, o seu custo tem decrescido ao longo do tempo o que os torna mais acessíveis e assim a sua massificação mais viável. Há uns anos as poucas opções que havia nesta área eram bastante dispendiosas o que não permitia captar o interesse do grande publico. No entanto, mais recentemente, com a melhoria da eficiência dos processos de fabrico, o preço destes carros tem vindo a diminuir de forma significativa. Por outro lado, têm surgido vários apoios por parte dos governos a quem pretende adquirir este tipo de veículos, nomeadamente a nível de isenção de imposto único de circulação.

Assim, a descida do preço destes veículos, aliada a alguns incentivos, nomeadamente fiscais à sua aquisição, faz com que a hipótese de comprar um veículo eléctrico tenha começado a ganhar adeptos. Além disso pode sempre equacionar a compra de um carro usado ou carro novo e assim poder poupar um valor adicional.

Autonomia de um veículo eléctrico

Um dos principais problemas frequentemente apontados aos carros eléctricos é a sua autonomia. Muitas vezes situa-se abaixo dos 100km o que afasta algumas pessoas deste tipo de solução. No entanto, as boas noticias é que esta autonomia tem vindo a aumentar. Os fabricantes estão conscientes desta limitação e têm encetado esforços no sentido de aumentar o tempo de duração de cada carga da bateria. Já se encontram actualmente no mercado carros com autonomias superiores a 100km o que começa a tornar este tipo de transporte mais promissor. A maior parte das pessoas usa o seu veículo para distâncias curtas, de casa para o trabalho e vice versa. Esse tipo de viagens pode facilmente ser efectuado com um carro com estas autonomias.

Vantagens dos carros eléctricos

Já falámos de alguns benefícios que o governo disponibiliza para a aquisição deste tipo de viaturas. No entanto existem mais, como por exemplo o estacionamento em lugares reservados a carros eléctricos. Hoje em dia, nas grandes cidades e nalguns parques de estacionamento (de centros comerciais, por exemplo) existem lugares reservados a veículos eléctricos. Trata-se de uma vantagem relevante, uma vez que pode estacionar o seu carro de uma forma mais cómoda. No caso de viver na cidade de Lisboa está ainda isento do pagamento de parquímetros.

Uma outra vantagem frequentemente apontada pelos proprietários de carros eléctricos é a menor despesa com a manutenção do carro. Por não possuírem um motor de combustão, muitos componentes de desgaste, que necessitam de substituição frequente, não são necessários. Assim, os custos de manutenção do veículo eléctrico tornam-se significativamente inferiores aos de um veículo a combustível fóssil.

Outro aspecto que é visto como uma vantagem por alguns condutores de carros eléctricos é o facto de fazerem muito menos ruído. Desta forma a condução acaba por ser mais agradável e silenciosa. No entanto, este ponto não é inteiramente unânime por entre os possuidores deste tipo de viaturas. Alguns sugerem que o facto de emitir um ruído muito baixo faz com que possam ser criadas situações de perigo. Por exemplo, a atravessar a estrada ou em cruzamentos, as pessoas estão muito habituadas a confiar na audição para saber se algum carro está próximo ou não. Ora esta situação pode ser desastrosa para um carro eléctrico pois este emite um som muito baixo. Assim, já houve vários relatos de acidentes em passadeiras, em que os peões não olharam devidamente para a estrada e confiaram apenas na sua audição, “lançando-se” para a estrada por pensarem que nenhuma viatura estava perto.

Conclusão

Os carros eléctricos têm vindo a tornar-se cada vez mais acessíveis. Além disso a sua autonomia, que foi no passado um entrave à sua massificação, tem vindo a tornar-se suficientemente elevada para ser viável uma solução deste tipo para a maior parte das pessoas. No entanto, esta escolha vai depender sempre de pessoa para pessoa, nomeadamente dos trajectos que faz diariamente e da facilidade que tem, no decorrer desses trajectos de poder recarregar a bateria do seu automóvel, caso seja necessário. Assim, pese bem os prós e contras da sua escolha e se, os seus hábitos diários têm as circunstancias propicias a possuir um carro eléctrico.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.