Time, energy and money. These should never be compromised.

Quem pode subscrever um seguro de saúde

Conheça todos os detalhes deste tipo de seguros

Hoje em dia os seguros de saúde são bastante populares fruto principalmente da falta de capacidade do serviço nacional de saúde para dar resposta aos Portugueses. As listas de esperas para operações são intermináveis, bem como o tempo de espera para consultas. Assim, ao subscrever um seguro de saúde poderá usufruir de cuidados em hospitais e clínicas privadas que, muitas vezes, conseguem prestar uma assistência mais rápida e eficiente a certas situações. Sem seguro de saúde, os cuidados de saúde nestes locais são demasiados dispendiosos e mesmo incomportáveis para a maior parte das pessoas. Assim, um seguro de saúde acaba por ser a opção viável para se poder aceder a estes cuidados de saúde.

Escolher um bom seguro de saúde

Para subscrever um seguro de saúde deve sempre analisar várias opções e comparar as diferentes coberturas face ao preço. Nunca se fique logo pela primeira opção pois podem existir diferenças significativas face a outras propostas. De preferência desloque-se fisicamente a alguns balcões de seguradoras e peça as melhores propostas que lhe podem oferecer. Compile todas as propostas obtidas e compare as coberturas de cada uma, bem como as franquias. Com base no tipo de cuidados de saúde que espera usufruir escolha a melhor opção para si.

Seguros de saúde low cost

Tal como os seguros automóveis low cost, tem recentemente surgido a tendência dos seguros de saúde a preços mais reduzidos. Estes são propostos normalmente por companhias de seguros cuja operação é exclusivamente online. Desta forma conseguem ter muito menos custos que as companhias de seguro tradicionais e portanto oferecer soluções mais competitivas. No entanto, para algumas pessoas, o facto de não ter balcões físicos pode ser um entrave para subscrever um seguro de saúde. Isto porque a resolução de problemas ou dúvidas que possam surgir, fica mais dificultado, ficando limitado aos contactos por email e telefone. De qualquer forma, para quem não se importe de lidar com esta situação, pode ser uma boa oportunidade de poupar alguns euros.

Recomendado para si

Que tipo de coberturas posso esperar

Um bom seguro de saúde cobre todo e qualquer tratamento ou cuidado de saúde que possa necessitar. Desde uma simples consulta, até operações complexas e dispendiosas, passando também por internamentos e consultas de especialidade. No entanto, todos os seguros possuem limites para cada um destes cuidados, pelo que, é importante conhecê-los antecipadamente. Não se esqueça de analisar estes limites à luz do cuidado de saúde que reflectem. Se um limite de 1000€ para consultas é confortável, se se tratar de uma operação já não será muito significativo. Obviamente que os seguros com limites maiores terão um prémio anual mais elevado. No entanto deve analisar bem pois haverá coberturas que provavelmente não irá usufruir delas. Ao subscrever um seguro de saúde as coberturas mais habituais e que deve garantir que têm um limite razoável, são consultas e internamentos, bem como cuidados de oftalmologia.

Quem pode pedir um seguro de saúde

Praticamente todas as pessoas podem pedir um seguro de saúde. No entanto, o valor do prémio do seguro é calculado tendo em conta uma série de factores, como por exemplo a idade, o estado de saúde, doenças familiares, entre outros. Assim, apesar de teoricamente todas as pessoas poderem fazer um seguro de saúde, pode acontecer que, dada a idade ou condições de saúde da pessoa, o prémio possa ser demasiado elevado. Nesse caso pode não compensar a subscrição de um seguro de saúde. Regra geral, quanto mais avançada for a sua idade, maior será o prémio anual a pagar. A companhia considera que há uma maior probabilidade de vir a precisar de cuidados de saúde, no curto prazo, pelo que, para compensar isso, cobra um valor mais elevado. Por outro lado se já tiver alguma doença ou propensão para a ter, pode ver o prémio do seu seguro a ser agravado.

Conclusão

Em teoria todas as pessoas podem subscrever um seguro de saúde. A limitação que pode haver é o facto do prémio anual ser excessivamente elevado e não compense a sua contratação. Quer seja devido à pessoa ter uma idade elevada, ou devido a ter já uma doença, o prémio anual poderá ser agravado pela companhia de seguro, por ela considerar que poderá vir a necessitar de cuidados de saúde significativos a curto prazo. Lembre-se que antes de contratar um seguro deve ser analisar várias opções estudando ao detalhe as coberturas, limites e franquias aplicados a cada seguro.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.