Como investir na Bolsa de Valores

Uma acção é uma fração de capital social de uma companhia. Elas são negociadas na bolsa de valores com um código que inclui quatro letras e um número.

Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma.

Toda ação possui um código, ele é formada por quatro letras que representam o nome da empresa e um número que representa o tipo da ação.

Quando uma empresa abre suas ações para o mercado de capital chama-se oferta primária (IPO) ou mercado primário. Existe também a oferta secundária, que é quando uma empresa já tem ações na bolsa, mas decide abrir ainda mais o capital, aumentando o número de ações disponibilizadas na bolsa, deixando a maior parte dela pública.

Dividendos são a distribuição dos lucros dos acionistas, ou seja, o dinheiro que tem em caixa e que é dividido entre os investidores. E, mais importante do que a empresa distribuir lucro é que ela tenha uma boa lucratividade, afinal, mesmo que você ainda não esteja recebendo, o dinheiro é seu. As empresas em crescimento geralmente reinvestem esses valores em sua expansão.

Toda empresa é obrigada a distribuir no mínimo 25% dos seus lucros entre seus acionistas. O dia em que estes valores são distribuídos é chamado de ex-dividendos. Cada ação tem sua própria política de distribuição e data específica para que isso seja realizado.

Ao contrário do que a generalidade das pessoas pensam, investir na bolsa não é uma atividade ao alcance de uma pequena elite. Na verdade, qualquer pessoa pode investir no mercado bolsista, não precisando de realizar investimentos de grande monta.

De uma forma simplista podemos definir que investir na bolsa de valores consiste em comprar ações, com o objetivo de obter mais-valias. Optar pela compra de ações é uma decisão que pode permitir uma maior rentabilidade do que o investimento em depósitos a prazo ou em certificado de aforro.

Onde posso comprar acções?

Se pretende começar a investir em ações, pode recorrer ao serviço de intermediários financeiros, como os bancos, e sociedades corretoras, ou seja, entidades autorizadas pela CMVM. As sociedades corretoras e as financeiras de corretagem operam diretamente na Bolsa, por isso executam ordens diretamente dos clientes assim como vindas dos bancos.

Nos dias de hoje através do serviço de homebanking do seu Banco é possível investir na Bolsa, no entanto, a maior parte dos bancos cobram custos e comissões altas. Por essa razão, se está interessado em investir neste mercado financeiro e ter o máximo de rentabilidade, recomendamos que abra a sua conta numa corretora. Pois, além dos custos serem menores, existem comissões que não são cobradas.

Correctora de Valores

As corretoras de valores são instituições financeiras indispensáveis para o investidor que quer apostar seu dinheiro na Bolsa. Elas têm a função de comprar e vender ações, além de também poderem negociar outros ativos. Elas ainda são responsáveis por intermediar a negociação entre o investidor e as ações. Portanto, para investir no mercado financeiro da Bolsa de Valores, é necessário primeiramente contratar uma correta.

Ao decidir por investir na Bolsa de Valores, o investidor deve escolher e abrir um conta junto de uma correctora de investimento. A abertura dessa conta é semelhante ao processo de uma conta-corrente, mas ela servirá exclusivamente para a negociação de ações.

Riscos de Investir na Bolsa

Investir parece uma tarefa fácil, mas nem sempre isso acontece. Muitas vezes, o medo e a ambição excessiva são inimigos do investidor bem-sucedido. Aliás, 80% das decisões de investimento baseiam-se em factores emocionais e apenas 20% em factores técnicos, como análises de mercado e gestão de carteiras. Ou seja, pode definir um conjunto de regras de gestão para a sua carteira de investimento, mas nem sempre consegue aplicá-las por questões emocionais. Se isso acontecer, então os resultados no final poderão ser muito diferentes do que pretende.

Como investir na Bolsa de Valores

by NewAdmin
1