Time, energy and money. These should never be compromised.

10 Dicas para poupar dinheiro todos os dias

Hoje em dia, num mundo onde reina o capitalismo, é mais importante do que nunca que nos consigamos manter focados em poupar o nosso dinheiro. Seja para eliminar as suas dívidas, criar um fundo de maneio ou para simplesmente equilibrar as suas finanças, existem alguns truques para poupar dinheiro.

Para ajudá-lo a monitorizar os seus gastos e a cortar nas suas despesas, aqui estão algumas dicas que tornarão possível poupar dinheiro todos os dias.

1 – Faça um “encontro” com o seu dinheiro

Comprometa-se a sentar-se com o seu dinheiro, pelo menos, uma vez por semana. Durante esse “encontro”, atualize o seu orçamento, analise as suas contas e os seus gastos e acompanhe o progresso em relação aos seu objetivos financeiros. Como em qualquer outro relacionamento, se quer melhorar a sua vida financeira, precisa de gastar tempo com o seu dinheiro.

2 – Tome o pequeno almoço em casa

Mais simples do que isto é impossível. Se pensar na quantidade de dinheiro que gasta todos os dias no seu pastel de nata e café e multiplicá-lo por 5 dias, verá a enorme quantidade de dinheiro que gasta todas as semanas. Se então multiplicar esse valor por 4 semanas, verá que gastou, se calhar, o equivalente à sua conta de eletricidade.

3 – Planeie as suas refeições para o resto da semana

Perder algumas horas do seu dia a planear as suas próximas refeições será uma excelente maneira de poupar dinheiro. Os almoços e os jantares fora são uma das maiores despesas que as famílias enfrentam. Ao comer em casa ou ao levar para o trabalho a sua comida já feita, poupará dinheiro que, de outra forma, seria gasto nos restaurantes e cafés.

4 – Aguarde 48 horas antes de clicar em “comprar”

Desde que temos ao nosso alcance as lojas online, o consumismo tornou-se mais fácil e acessível. Da próxima vez que for comprar algo espere 48 horas antes de clicar no botão “comprar”. Muitas vezes, apercebemos-nos com o passar de algumas horas que a nossa compra não era uma “necessidade”, mas sim um “querer”.

5 – Utilize lâmpadas economizadoras

Ao trocar as suas lâmpadas antigas por lâmpadas economizadoras, não só estará a ajudar o ambiente, como ainda poderá reduzir o consumo elétrico, referente à iluminação, em 90%. O investimento será um pouco elevado, mas o retorno acontece num período de 1 a 3 meses.

poupar dinheiro6 – Reavalie o seu serviço de TVCabo

Já pensou e analisou quanto gasta mensalmente no seu serviço de TVCabo?! Vê todos os canais que tem subscritos? Faça uma lista com os canais que mais vê e vá até ao seu operador para ver qual o melhor pacote para o seu caso. Se é das milhares de pessoas que apenas subscreve o serviço de TVCabo por causa da internet, não haverá um serviço exclusivo de internet que sairá mais em conta?! Se conseguir passar sem o serviço de TVCabo ou se conseguir renegociar a mensalidade, isso permitirá-lhe poupar dinheiro.

7 – Esteja atento ás promoções/talões

Aproveite todos as promoções, cupões e talões que os supermercados e hipermercados oferecem, mas tenha cuidado para não comprar aquilo que não precisa. Aproveitar as promoções é sinónimo de comprar em grandes quantidades, especialmente se se tratar de produtos que não têm prazo de validade, por exemplo: papel higiénico e pasta de dentes, ou produtos com prazo de validade extenso, por exemplo: atum e arroz.

8 – Faça uma lista de compras

Ir ás compras sem uma lista de compras é um dos piores erros que podemos cometer quando estamos a tentar poupar dinheiro. Os supermercados são estudados e todos os produtos são colocados de forma a que levem as pessoas a adquirirem o que não precisam. Ao termos uma lista de compras pré-feita reduzimos a chance de cairmos nessas técnicas de marketing.

9 – Deixe o carro na garagem

Se lhe for possível, evite levar o carro todos os dias para o trabalho. Faça carpooling ou utilize os transportes públicos. Para além de poupar dinheiro, não terá de enfrentar o transito e as voltas constantes à procura de lugar para estacionar o carro.

10 – Controle todo o seu progresso

Todos sabemos que é difícil poupar dinheiro todos os dias. Para se manter motivado e para conseguir ir melhorando ao longo do tempo, sugiro-lhe que vá anotando e analisando todo o seu progresso e todas as suas conquistas até agora. Estipule metas de poupança ou hábitos que gostaria de perder e no mês seguinte veja onde já conseguiu chegar.

É uma necessidade poupar todos os dias para que consigamos ter saldo positivo de mês para mês. Faça mais pelo seu dinheiro e cuide do que é seu, dá trabalho é verdade, mas vai ver que irá compensar.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.