Time, energy and money. These should never be compromised.

Como conseguir melhores depósitos a prazo

Conheça os nossos truques para conseguir melhores retornos nos depósitos a prazo

Como é do conhecimento geral as taxas oferecidas nos depósitos a prazo estão em níveis muito baixos. Isto deve-se aos estímulos financeiros que os bancos centrais exerceram sobre a economia. Assim, as taxas de referência quer do Banco Central Europeu, quer da Federal Reserve, estão em níveis próximos de zero. Sendo estas as taxas que guiam as taxas oferecidas em aplicações sem risco, como os depósitos a prazo, é fácil perceber qual o motivo para os depósitos a prazo estarem a proporcionar um rendimento tão baixo. Conheça neste artigo algumas dicas para conseguir melhores depósitos a prazo.

Negociar com o banco

Apesar das taxas de juro anunciadas serem baixas existe sempre uma margem de negociação junto dos bancos. A sua capacidade negocial está directamente relacionada com o montante que pretende aplicar no depósito. Para valores acima de 50 000€, regra geral, qualquer banco lhe consegue apresentar uma proposta ligeiramente melhor do que as taxas de juro anunciadas. Para valores inferiores, por vezes, também é possível conseguir melhores depósitos a prazo mas isso já depende de banco para banco.

Ao negociar uma taxa de juro deve sempre fazê-lo de forma presencial e demonstrar que está a procurar a melhor taxa oferecida pelas instituições financeiras. Desta forma força o banco a apresentar-lhe a melhor taxa possível, pois conseguem perceber que, se não o fizerem, poderão perder o cliente. Normalmente o poder negocial passa sempre pelo gestor do balcão, pelo que, se puder falar directamente com este melhor ainda. Este tipo de situação tem sempre de passar pela aprovação deste, que já possui por definição uma margem negocial definida pela administração do banco.

Abrir conta num novo banco

Por estranho que possa parecer, abrir conta num novo banco pode dar-lhe acesso a melhores depósitos a prazo. Isto acontece pois vários bancos costumam privilegiar novos clientes e novo capital a entrar no banco. Assim é frequente ver ofertas de depósitos a prazo para “novos depositantes” com taxas de juro mais competitivas do que as oferecidas pelo banco aos clientes actuais. Procure estas ofertas, principalmente junto dos bancos mais pequenos pois são estes que costumam oferecer mais este tipo de solução. Adicionalmente se se tratar de um montante elevado, poderá negociar uma taxa ainda melhor, fazendo-se valer do novo capital que está disposto a depositar no banco. Todas as instituições financeiras para funcionar e ter melhores resultados precisam de liquidez. Assim, uma injecção de algum capital, é sempre uma mais valia para qualquer banco e uma instituição financeira mais pequena, principalmente, poderá estar disposta a tudo, para ganhar esse novo cliente.

Abrir conta fora de Portugal

Infelizmente, tal como foi referido no primeiro parágrafo deste artigo, o motivo para as taxas de juro estarem baixas, não tem nada a ver com Portugal directamente. Assim, dado que o Banco Central Europeu e a Federal Reserve definem as taxas de referência para todo o mundo, não é de esperar encontrar taxas de juro associadas a depósitos a prazo, muito diferentes das que se encontram em Portugal. Claro que haverá sempre algumas diferenças, mas tendo em conta que ainda teria de compensar a conversão cambial, dificilmente encontrará uma opção fora de Portugal muito mais vantajosa.

Note que estamos a falar apenas de depósitos a prazo, ou seja, aplicações de baixo risco. Naturalmente que se entrarmos em aplicações com mais risco, poderá ser possível aceder a remunerações mais elevadas. Deve ter muita atenção pois, por vezes, existem aplicações que dão a entender que são depósitos a prazo mas não o são. Um depósito a prazo está protegido pelo fundo de depositantes do Estado e em caso de falência da instituição financeira, o estado compromete-se a ressarcir os depositantes. Tudo o que sejam investimentos que não tenham a designação”depósito a prazo” serão investimentos que não beneficiam deste fundo e que expõem o investidor a riscos acrescidos.

Conclusão

Os depósitos a prazo são das formas mais seguras de aplicar as suas poupanças. No entanto, devido ás taxas de juro de referencia dos bancos centrais estarem historicamente baixas, a remuneração oferecida por estes é também bastante baixa. Ainda assim existem algumas formas de melhorar ligeiramente as taxas de juro oferecidas. Uma delas é através da negociação directa com o gestor do balcão. Esta opção é válida para depósitos de montantes superiores ao habitual. Por outro lado, abrir uma conta num novo banco que disponibilize ofertas para “novos depositantes” pode ser uma outra forma alternativa de aceder a taxas de juro ligeiramente acima do mercado.

.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.