Dicas para encontrar o emprego perfeito

Encontrar o emprego perfeito nos dias que correm pode ser uma miragem ou talvez não. Sabemos que as dificuldades são muitas. A falta de oportunidades do próprio mercado é assustadora, contudo, também sabemos que algumas ofertas de emprego vão sendo criadas. Já de seguida vamos dar-lhe algumas dicas para que possa preparar-se bem e encontrar o seu emprego perfeito!

Conheça bem o mercado

Ter o canudo da faculdade na mão não chega na hora de encontrar o emprego de sonho. Conheça bem o mercado onde está inserido. Procure reunir o máximo de informações possíveis. Assine publicações especializadas para não lhe escapar nenhum detalhe.

Conheça a (as) empresa (s) onde pretende vir a trabalhar

Conheça a empresa ao pormenor. Analise detalhadamente o sítio da empresa na internet. Conheça a missão, valores e visão e analise se se estão de acordo com os seus valores e a sua personalidade.

Domine línguas

Saber falar pelo menos dois idiomas é um critério exigido por muitas empresas. Se nunca se aplicou nas cadeiras de línguas deve agora ponderar fazer um curso para que as línguas funcionem como mais-valia para si.

Desenvolva competências pessoais e sociais

Longe vão os tempos em que apenas as competências técnicas eram valorizadas. Hoje em dia, grande parte das empresas procura, por detrás do profissional, alguém capaz de gerir as suas próprias emoções, alguém empático, criativo, flexível, com capacidade de comunicação assertiva…

Se sente que tem algumas limitações procure desenvolver estas capacidades. Encontre espaços próprios para as desenvolver. A terapia e o voluntariado poderão proporcionar-lhe autoconhecimento e permitir-lhe desenvolver competências pessoais e sociais. Pode também ler livros sobre estes temas ou mesmo fazer formações nestas áreas.

Mantenha-se atualizado sobre o mundo que o rodeia

Manter-se atualizado nos dias que correm é muito exigente mas quando se procure emprego mais ainda. Conheça tudo o que se passa no mercado, no país e no mundo. Se não gosta de determinados assuntos como política, religião ou desporto deve repensar se pode abrir uma exceção de forma a manter-se minimamente informado. Ser capaz de “fazer conversa” ou acompanhar conversas pode abrir-lhe portas.

Esteja constantemente a par das notícias para que quando lhe falarem de determinado assunto possa acompanhar a conversa.

Especialize-se

Dominar a sua área é um pré-requisito obrigatório. Procure ser um especialista na sua área. Domine a sua área como ninguém. Faça formações, leia livros e procure experiências onde possa testar os seus conhecimentos.

Prepare-se em excesso

Prepara-se para agarrar as oportunidades com as duas mãos! Tenha sempre uma roupa preparada para uma possível entrevista repentina (procure informar-se de qual a melhor roupa para uma entrevista de emprego na sua área), conheça a lavandaria mais próxima no caso de alguma coisa correr mal momentos antes de ir à entrevista, conheça um café que seja adequado a uma conversa ou reunião uma vez que lhe podem levantar essa possibilidade (e escolher um café de última hora, barulhento e atolado de gente não será de todo impressionável), saiba onde ficam os correios mais próximos de si, uma papelaria onde possa fotocopiar alguma coisa de última hora ou enviar um fax, tenha um endereço de email profissional (endereços de email como engenheirofofinhoesimpatico@gmail.com não são apreciáveis no meio profissional) e se for o caso faça cartões de visita dignos de um profissional.