Time, energy and money. These should never be compromised.

Como conseguir aquele aumento salarial que tanto procura

A crise continua no nosso país e com ela muitas dificuldades se levantam. Para as instituições públicas e empresas privadas as dificuldades continuam a prender-se com manter os postos de trabalho e com as subidas de salários. E bem sabemos que em Portugal o número de desempregados é assustador e os salários ficam muito aquém da média da União Europeia.

Será só a falta de capacidade financeira das entidades patronais (mesmo sabendo elas que um dos fatores motivadores é o aumento salarial) que está na base da estagnação dos salários? Será que os trabalhadores podem contornar a crise se seguirem algumas indicações de forma a conseguirem o tão desejado e ambicionado aumento salarial? Efetivamente alguns conselhos podem ser tidos em linha de conta. Conheça-os agora.

O primeiro conselho pode ser controverso mas é crucial: obtenha mais qualificações. Há quem acredite que mais qualificações é sinal de dinheiro mal investido. Sabemos infelizmente que esta é uma constatação real nalguns casos. Mas, por outro lado, também sabemos que aumentos salariais podem representar responsabilidades acrescidas e consequentemente exigir mais qualificações. Procure qualificar-se cada vez mais e em áreas diversas para que possa estar melhor preparado para novas responsabilidades.

Recomendado para si

Se não tiver possibilidades económicas para investir numa pós-graduação, numa especialização,… procure formações que sejam menos dispendiosas ou até gratuitas. Estar atento e informado é o primeiro passo para aproveitar as formações mais em conta. Aproveite formações de línguas, de liderança, formações específicas para o desempenho das suas funções…

O nosso segundo conselho prende-se com dar mais de si. Bem sabemos que ter apenas muitas qualificações não é o suficiente para que tudo lhe corra “às mil maravilhas”. Junte às qualificações proatividade. Pergunte ao seu superior o que espera de si/ que funções deve fazer e cumpra-as na perfeição. Faça todas as suas tarefas com muito brio e responsabilidade e faça mais do que o que esperam de si. Antecipe as necessidades dos outros e responda antes mesmo de lhe pedirem essas tarefas. Seja proactivo e atento. As pessoas que o rodeiam, incluindo o seu superior, vão reparar no seu esforço e se a possibilidade de aumento salarial surgir a primeira pessoa que vão querer recompensar será você. Dedicação, perfeição, rigor, responsabilidade, simpatia, proatividade e disponibilidade são as palavras-chave para conseguir dar mais de si.

O terceiro conselho vai para a sua postura e imagem. Use roupas e adereços adequados à sua função e mantenha uma postura educada e correta.Não é esperado que um profissional de uma caixa do hipermercado tenha pastilha elástica na boca. Este é apenas um exemplo para compreender que todos avaliamos e julgamos e que há situações e posturas que não aceitamos.

Da mesma forma que todos nós estamos constantemente a avaliar os outros, conhecidos ou desconhecidos, consciente ou inconscientemente, o seu superior avalia-o e julga-o no sentido de confirmar se tem o aspeto e postura adequada à função.O quarto conselho prende-se com os relacionamentos profissionais. Não precisa de ser o melhor amigo dos seus colegas de trabalho mas procure respeitá-los e evite intrigas. Não fale mal de ninguém e tenha grandes doses de boa educação, tolerância e respeito.  E com todas estas dicas torcemos para que consiga o tão desejado aumento salarial.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.