Porque precisa de um cartão de crédito?

Pode existir muitas pessoas que lhe sugerem que arranje um cartão de crédito mas, antes de tomar uma decisão deve, cuidadosamente, pensar e estudar se precisa mesmo de um. A verdade é que pode bem sobreviver e viver bem a vida sem um cartão de crédito.

Varia de país para país a mentalidade das pessoas em relação aos cartões de crédito. É verdade que muitas pessoas os consideram como algo malicioso, mas na realidade um cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil (quando utilizado de forma correta). Mas, se não tiver cuidado, pode cair no poço do cartão de crédito.

Neste artigo ficará a conhecer tudo o que precisa para poder aproveitar os benefícios desta ferramenta da melhor maneira e sem cair em armadilhas.

Nota: Cartões de crédito não são para todos. Como qualquer outra ferramenta, nas mãos erradas elas podem ser perigosas. Se tem tendência à falta de autocontrolo, se está num processo de tentar recuperar as suas finanças ou se não está pronto para a responsabilidade pessoal, evite os cartões de crédito até que esteja preparado.

O que é realmente um cartão de crédito?

Fisicamente, um cartão de crédito é uma peça retangular que pode ser feita de plástico, grafite ou de uma liga metálica, e que identifica uma conta bancária. Todos os cartões de crédito contêm uma tira magnética na parte traseira, e alguns contêm ainda um chip RFID. Na parte da frente, é impresso o número da conta e nome do proprietário ou, em alguns casos, o nome da empresa.

Informaticamente, o cartão de crédito representa uma conta bancária. Basicamente, ao utilizar um cartão de crédito as pessoas estão a pagar as suas “contas” com o dinheiro do banco em vez de utilizar o seu próprio dinheiro, e depois, ao longo do tempo, vão pagando ao banco. Em troca do beneficio de poderem utilizar o dinheiro do banco, os clientes têm muitas vezes de pagar taxas de juro semelhantes às pagas nos empréstimos. E é aqui que os problemas podem surgir. Se não tiver cuidado com o crédito utilizado, pode chegar a uma altura onde não consegue pagar o dinheiro que “pediu adiantado” e pode destruir o seu futuro financeiro.

Como funciona um cartão de crédito?

Quando opta por pagar com um cartão de crédito, ao passá-lo pelo terminal de multibanco o comerciante está a tentar validar o seu cartão e a aguardar a autorização do banco para aceitar ou não a sua compra. Se tudo correr bem, a sua compra é aceite e adicionada à sua conta de crédito. Na maior parte das transações, os comerciantes são obrigados a pagar taxas pela utilização do terminal de multibanco e, eventualmente, os bancos recebem parte dessas taxas como lucros.

Uma vez por mês, o banco fecha as contas e envia-lhe a fatura com o respetivo valor que tem de pagar. A melhor opção, e a única que deveria ser considerada, é o pagamento integral pela data do vencimento. Se não o fizer, terá de pagar, pelo menos, a quantia mínima que lhe é exigida pelo seu banco.

Mesmo que consiga evitar algumas taxas, uma taxa de juro será adicionada ao valor que já devia e que terá de pagar no mês seguinte. Os juros crescem muito rapidamente e, facilmente, uma compra de 100€ vira uma de 200€.

cartão de créditoPorque razão as pessoas odeiam os cartões de créditos?

Ao utilizar o cartão de crédito, a atividade de gastar dinheiro torna-se mais fácil. Estudos científicos mostram que as pessoas estão mais propensas a realizar uma compra quando essa é paga com o cartão de crédito em vez do seu próprio dinheiro. Quando vemos pouco dinheiro na carteira, o nosso instinto é de tentar conservá-lo. No caso dos cartões de crédito, essa barreira psicológica não existe ou torna-se mais difícil.

Além disso, se fizer as suas compras com dinheiro nunca gastará mais do que aquele que tem. Com cartões de crédito, o contrário é fácil de acontecer. O banco apenas quer saber se está dentro do seu plafond e, mesmo que não esteja, provavelmente, aceitam a transação só para que possam cobrar mais uma taxa por estar acima do seu limite de crédito.

Como resultado, as pessoas gastam mais dinheiro com o seu cartão de crédito do que com qualquer outra forma de pagamento. Isso apenas cria mais lucro para os bancos e permite ás pessoas destruir os seus futuros financeiros.

Quais são os benefícios de utilizar um cartão de crédito?

Os cartões de crédito podem ajudá-lo a organizar as suas despesas mas, isso é um benefício pequeno.

Existem dois grandes benefícios associados aos cartões de crédito, sem os quais, não valeria a pena o aborrecimento de utilizar esta forma de pagamento em substituição dos cartões de débito ou do simples dinheiro.

Os cartões de crédito criam uma barreira entre os comerciantes e o seu próprio dinheiro.

As empresas de cartões de crédito são conhecidas por serem boas a lidar com a segurança e têm boas linhas de defesa para combater as fraudes. Deve sempre ler as condições do seu cartão de crédito, mas em todos, ou em quase todos os cartões de crédito, você não é responsável por qualquer uso não autorizado do seu cartão.

Recompensas do cartão de crédito.

Esta é uma das melhores e maiores ferramentas de marketing dos últimos tempos. Com o objetivo de conseguirem mais transações e mais clientes, os bancos oferecem uma variedade de recompensas para conseguirem cativar os seus clientes a optarem por utilizar os cartões de crédito. Os bancos atraem os seus clientes com ofertas como: dinheiro, milhas áreas e taxas de juro de 0%.

Não há dúvidas de que o cartão de crédito veio facilitar em muito a vida das pessoas, mas é preciso ter muito cuidado da forma como é utilizado o “dinheiro invisível”. O cartão de crédito é uma das opções mais caras de crédito e, por essa razão, a sua utilização deve apenas acontecer em ocasiões de elevada necessidade quando as outras formas de pagamento não se encontram disponíveis.