Time, energy and money. These should never be compromised.

Como evitar pagar comissões de Conta

Poupe, escolha um banco sem comissões!

Nos últimos tempos a maior parte dos bancos tem tentado a todo o custo aumentar as comissões e custos envolvidos em todas as operações financeiras que realiza. Isto acontece pois devido à crise financeira de 2008, muitos bancos ficaram numa situação económica difícil. Além disso o seu principal negócio, os empréstimos, também sofreram uma quebra grande na procura. Assim é necessário estar atento pois muitas destas comissões estão mascaradas e um cliente distraído pode nem reparar nelas e ver o seu dinheiro começar a desaparecer lentamente.

Como controlar os custos

Um bom hábito é sempre controlar com frequência os movimentos da sua conta. Assim sabe sempre exactamente tudo aquilo que entra e tudo aquilo que sai. Se houver alguma saída de dinheiro que não sabe qual o motivo, não existe em tentar esclarecer com a sua instituição bancária. Os principais custos que os bancos actualmente cobram são custos com transferências bancárias (mesmo quando são dentro do mesmo banco), anuidades de cartão de crédito e débito, comissão de manutenção de conta, entre outros. Muitas vezes existe a possibilidade de ficar isento de certas comissões se, em contrapartida domiciliar o seu ordenado na conta à ordem. Por outro lado, mesmo que não faça isto, por vezes, também há isenção se fizer operações mensalmente na sua conta superiores a um determinado limite mínimo. Aquilo que recomendamos é que estude bem todas estas condições do seu banco e compare-as com as condições dos outros bancos.

Um banco sem comissões

Não é fácil encontrar, e talvez não se mantenha por muito tempo, mas actualmente o Banco dos CTT é um dos bancos em Portugal que oferece soluções em que não necessita de pagar qualquer comissão de manutenção de conta e tem direito a um cartão de débito gratuito. Como se trata de uma instituição financeira recente, está a tentar ganhar novos clientes, pelo que, actualmente, oferece condições bastante vantajosas.

Saiba ainda que, no caso de ter baixos rendimentos, todos os bancos são obrigados a prestar aquilo que se chama de “Serviços Bancários Mínimos” que consiste numa conta de depósito a prazo simples, no qual não podem cobrar comissões de manutenção de conta.

No entanto poderá ter de pagar outras comissões, como por exemplo em transferências. De qualquer forma esta solução destina-se apenas a pessoas cujo rendimento seja considerado baixo.

Como poupar nas comissões

A melhor forma de poupar nas comissões é ver quais as operações que irá fazer com mais frequências e comparar o preçário das mesmas junto de várias instituições bancárias. Muitas vezes os bancos online oferecem melhores condições a este nível, portanto podem ser uma boa solução. Por outro lado, a nível de custos, costuma ser mais eficiente trabalhar apenas com um banco, em vez de ter conta em vários. Isto porque trabalhando apenas com uma instituição bancária pode domiciliar lá o seu ordenado (o que normalmente traz sempre poupança a nível de comissões), bem como subscrever outros serviços de que necessite e que muitas vezes também lhe trazem melhores vantagens (tais como o seguro da sua habitação, um empréstimo bancário, entre outros).

No entanto, por uma questão de precaução a nível de preservação das suas poupanças, não se costuma recomendar isto, uma vez que assim não dilui o risco de poder vir a perder as suas poupanças, por várias instituições bancárias. Nos últimos anos tem-se assistido a um deteriorar significativo do estado de saúde dos bancos, tendo mesmo havido vários casos de falência. Há que ter em conta, apesar de tudo, que existe o fundo de garantia de depósitos, criado pela União Europeia e que deverá dar resposta nestas situações.

Conclusão

Em suma, deve procurar estudar bem os preçários dos bancos e ver os custos escondidos. Depois ao escolher uma instituição bancária não deixe de seguir com frequência os movimentos da sua conta para ir acompanhando todo o capital que entra e sai da sua conta, para poder aperceber-se de comissões que não estava a contar. Não são raros os casos de pessoas que andam anos e anos a pagar comissões sem se aperceberem. Como muitas vezes são descontadas mensalmente e são um valor baixo, muitas pessoas não ligam e deixam passar. De qualquer forma nunca deve fazer isto, se não sabe o que é um determinado custo que lhe cobraram, não deixe de perguntar e esclarecer. Lembre-se que um custo visto isoladamente até pode ser baixo, mas se for recorrente todas as semanas e meses, já assume outra proporção.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.