Time, energy and money. These should never be compromised.

Dicas de Warren Buffet para se tornar milionário

Warren Edward Buffet hoje com 86 anos é um investidor e filantropo americano. Ocupou em 2008 o topo da lista das pessoas mais ricas do mundo. É considerado o mais bem-sucedido investidor do século XX.  Warren Buffet nasceu nos Estados Unidos e desde criança que sabia como ganhar dinheiro. Começou por vender porta a porta balas, revistas semanais e coca-colas. Trabalhou na loja de doces do seu avô paterno. À medida que ia crescendo aguçava formas de ganhar dinheiro. Ao longo dos anos que passou na escola foi dando a conhecer as suas ideias geniais para ganhar dinheiro. Venda de bolas de golfe é apenas um exemplo. Uma máquina de pinball colocada numa barbearia local, ideia partilhada com um amigo, foi outra estratégia simples e genial que em pouco tempo fez com que ambos fossem donos de dezenas de máquinas em várias lojas locais.

O seu pai foi corretor da bolsa e membro do Congresso dos Estados Unidos, o que poderá ter alimentado mais o seu já refinado olhar para o negócio. Aos dez anos visitou o New York Stock Exchange (o presente pedido ao pai no aniversário dos dez anos foi a escolha de três lugares diferentes e o New York Stock Exchange foi um deles!) e nessa altura comprou ações para ele a para uma das suas irmãs.

Antes mesmo de acabar a escolaridade já tinha comprado uma fazenda. Aos dezanove anos terminou o seu curso em Economia (Bacharel) mas ainda continuou a fazer outras graduações. O seu primeiro negócio surgiu aos 26 anos de idade, em 1956. Em 1962 tornou-se milionário. Em 2008 passou à frente de Bill Gates e tornou-se o homem mais rico do mundo. Investe atualmente em grandes companhias como American Express, Coca-Cola e Apple.

01. “Nunca invista num negócio que não entende.” – Esta é uma das frases mais ouvidas da boca de Buffet. Compreender o negócio que se quer seguir é essencial para não falhar.

02. Estude as previsões de mercado mas não se fie cegamente nelas. Esta não é uma frase de Buffet mas quase que poderia ser já que o seu conselho era precisamente este – as previsões de mercado podem desfocar e distrair o investidor.

03. Reconheça quando não sabe do assunto. Há grandes investidores que não sabem nada do negócio no qual investem tudo. Mas quando assim é, o primeiro passo é reconhecer que não se sabe. “O risco surge quando você não sabe o que está a fazer.”

04. “É melhor ter por perto pessoas melhores que você.” Esta frase de Buffet vem na sequência da dica anterior e parece óbvia já que um negócio de sucesso não se consegue com uma única pessoa. Quando não se sabe do assunto em que se quer investir, esta dica torna-se ainda mais valiosa.

05. Investir calmamente “sem dar passos maiores que a perna” parece ser um dos segredos de Buffet. Arriscar demais pode comportar precisamente demasiados riscos. O caminho pode ser feito de forma gradual e à medida que se sabe mais e que se tem mais dinheiro pode arriscar-se mais. Lembre-se que ter um negócio de sucesso exige tempo, dedicação e paciência.

Warren Buffet tem inegavelmente um percurso invejável e um conhecimento profundo do que é mais certo na concretização do sonho de tornar-se milionário.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.