Time, energy and money. These should never be compromised.

Como ganhar dinheiro com acções

A bolsa de valores é uma alternativa de investimento para investidores que tenham alguma predisposição ao risco. Lembre-se que na bolsa tanto se pode perder como ganhar, pelo que, se é avesso ao risco, existem melhores alternativas de investimento para si. Com uma estratégia bem delineada é possível reduzir alguns riscos mas mesmo assim a possibilidade de perder parte ou a totalidade do seu dinheiro, está sempre presente. Assim, não devem efectuar este tipo de investimentos pessoas que não aceitem esta premissa. Por outro lado, mesmo que a aceite, nunca deve alocar a este tipo de investimentos uma parte significativa das suas poupanças. Deve fazer a seguinte pergunta “se eu perder a totalidade deste capital como fica a minha vida?”. Se a resposta for critica, não o deverá fazer.

Como escolher boas empresas para investir

Se procura diminuir riscos, uma boa empresa é aquela que tem um crescimento sustentado e continuo ao longo de bastante tempo. Evite empresas muito recentes, com produtos muito inovadores que até podem ter um crescimento extraordinários e fazê-lo rico de um dia para o outro, mas também pode suceder com facilidade o contrário. Lembre-se que risco e recompensa estão sempre ligados. Uma empresa muito recente, terá sempre um risco maior que uma empresa com uma historia de décadas. Por outro lado, uma empresa que comercialize um produto inovador, a dar os primeiros passos, também é arriscada. Não se sabe como o mercado vai reagir e tanto pode ser muito bem, como muito mal.

Assim, o ideal é procurar empresas com alguma historia, de onde se possa concluir como se tem adaptado ao longo dos anos ás novas circunstancias do mercado. Neste tipo de empresas é possível ver como a cotação da acção se comportou numa situação de crise, por exemplo. Assim é mais fácil de traçar vários cenários e saber com alguma precisão o que pode vir a acontecer com a cotação. Deve avaliar a cotação numa óptica de longo prazo e abstrair-se de flutuações temporárias. O que é importante é concluir se a empresa tem crescido ao longo dos anos. Se num mês especifico desceu ou subiu 50% é pouco relevante.

Ao escolher empresas para investir tenha em atenção em que mercado operam. Será sempre mais fácil para si, se operarem num mercado que conhece ou perto de si. Equacionar investir numa empresa sem ter qualquer conhecimento da área em questão pode ser desastroso. Por outro lado, mesmo que acompanhe a área, deve procurar investir em empresas geograficamente perto de si, para poder ir seguindo a sua realidade mais de perto. Caso contrário é fácil escaparem-lhe informações que podem ser preciosas para o seu investimento. Apesar de hoje em dia se viver numa sociedade cada vez mais globalizada, será sempre diferente, se a empresa está do outro lado do mundo, ou do outro lado da rua onde mora.

Quais os limites (mínimos e máximos) de capitais posso investir

Estes limites podem variar bastante de empresa para empresa mas regra geral o limite mínimo será uma acção, e o máximo, será o numero de acções disponíveis para venda no mercado. No entanto, mais importante que isto, deve pensar na sua situação financeira pessoal. Nunca deve investir mais do que aquilo que esteja disposto, numa situação extrema, a perder. Outro aspecto importante é que deve sempre diversificar o seu investimento por várias empresas. Esta é uma regra de ouro escrita em todos os livros sobre o tema. Ao investir em várias empresas diferentes, de preferência de mercados distintos, estará a diminuir muito o risco do seu investimento. A questão de investir em mercados distintos é particularmente importante porque caso contrário pode não se conseguir o objectivo desejado. Por exemplo se investir em 3 empresas da área da hotelaria pode ser surpreendido se o mercado da hotelaria tiver algum revés. Nessa situação todos os seus investimentos se vão desvalorizar. Por oposição, se investir numa empresa de hotelaria, num fabricante de automóveis e numa que faça a extracção de petróleo, a situação será diferente. Mesmo que o mercado de hotelaria entre em recessão, poderá ter a possibilidade de que outros dos seus investimentos se valorizem.

Quanto tempo devo manter as acções

Nesta questão não há uma resposta correcta, mas tenha em conta que, teoricamente, quanto mais tempo as mantiver, menor será o risco. Isto porque o mercado todos os dias flutua devido aos mais diversos motivos, como noticias, rumores, acontecimentos políticos, entre outros mas no longo prazo todas estas flutuações são menos relevantes. O que passa a ser importante é a tendência a longo prazo. E essa é mais fácil de antecipar, do que as tendências de curto prazo

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.