Time, energy and money. These should never be compromised.

7 coisas que deve fazer quando ganhar a lotaria

Se ganhar a lotaria, nunca mais vai ter de se preocupar com dinheiro, certo? Errado!

Com uma boa gestão do dinheiro, você e a sua família podem viver do prémio durante muitos anos. Mas, a partir do momento em que for reclamar, será “perseguido” por “abutres” que fingem ser seus amigos, mas que na verdade só querem uma parte do seu dinheiro. Se até então não tinha hábitos inteligentes de gestão do dinheiro, poderá tornar-se o seu maior inimigo desperdiçando rapidamente grande parte do seu dinheiro.

Neste artigo poderá encontrar alguns dos passos que poderá seguir de forma a ajudá-lo a evitar riscos adicionais. Para a maioria das pessoas estes passos funcionam bem, mas para outras poderão ser necessárias fazer algumas adaptações.

1 – Mantenha-se anónimo.

Logo que as pessoas descubram que ganhou a lotaria, será “perseguido” por pedidos de todos, desde instituições de caridade até aos seus amigos e familiares. Até mesmo por “especialistas” financeiros que estarão a competir por ganhar a sua confiança.

2 – Evite mudanças bruscas no seu estilo de vida.

Durante os primeiros seis meses após ter ganho a lotaria, não tome decisões drásticas, como despedir-se do seu emprego, comprar uma casa noutro país, trocar o seu carro por um de luxo ou começar uma colecção de bolsas da Michael Kors. Em vez disso, estipule uma determinada quantia para festejos (é normal querer festejar a sua sorte) e não entre em mais loucuras.

Deixes as maiores compras para mais tarde. Por exemplo, poderia alugar uma casa na zona ou bairro onde pretende se mudar, antes mesmo de fazer qualquer compromisso. Se está mesmo a precisar de um novo carro, opte por um carro económico.

lotaria3 – Pague todas as suas dívidas.

Não há melhor investimento do que pagar as dívidas que possa ter. Quer seja ela divida de cartão de crédito ou de crédito habitação, a sua taxa de retorno é igual à taxa de juro do empréstimo. Quando paga um euro de uma dívida, é um euro que não deve mais. Quando investe um euro, não sabe se esse euro vai aumentar ou diminuir.

4 – Reúna uma equipa de consultores jurídicos e financeiros.

Em situações como estas é muito difícil saber em quem se pode ou não confiar. Ao invés de contratar um grupo de consultores que alguém juntou para si, junte você mesmo os seus advogados e consultores financeiros e exija que trabalhem juntos. Quando juntar a sua equipa, consulte os seus históricos para ver se existem queixas apresentadas.

Consulte os seus consultores antes de tomar qualquer decisão.

Se vive numa pequena aldeia ou vila e se não quer trabalhar com o advogado da zona para que ele não fique a conhecer a sua situação, procure um advogado da cidade mais próxima.

Na verdade, a equipa que montar irá funcionar como o conselho de administração. Comece por definir um plano financeiro de longo prazo e discuta-o com a sua equipa. Depois de definido o plano, escolha uma pessoa que o ajude a coordenar o esforço de todo o grupo. Essa pessoa pode também ela fazer o papel de “má”, recusando pedidos de pessoas ou organizações quando não o quer fazer.

5 – Invista prudentemente.

É recomendável colocar o dinheiro em investimentos seguros e de curto prazo e não tocar-lhes nos primeiros seis meses. De seguida, junta a sua equipa de consultores e construa uma carteira de investimentos, dividida em metade ações e renda fixa (como títulos ou obrigações). Não vá atrás de investimentos que não entende ou que soam demasiado bem e prometem altos rendimentos.

6 – Viva dentro do seu orçamento.

Especialmente, se não estiver habituado a viver rodeado de muito dinheiro. Uma das maneiras de se conter é gastar apenas o que ganha. Especialmente, no mundo atual dos investimentos, é preciso muito capital para gerar uma renda e quando começa a gastar o seu capital, a sua renda começa também ela a desaparecer.

7 – Tome medidas para proteger os seus bens.

As pessoas que têm muito dinheiro precisam de proteger os seus ativos dos credores. Eles incluem qualquer pessoa que tente ganhar ações judicias contra si. Se as pessoas sabem que tem os bolsos fundos, elas vão procurar maneiras de processá-lo.

A melhor maneira de se proteger é criar vários obstáculos de forma a tornar difícil ou quase impossível os credores chegarem aos seus ativos. Essas estratégias de proteção de ativos, como são chamadas, podem passar por a utilização de fundos fiduciário, empresas Sociedade Anónima ou outras técnicas que se encontram previstas na lei e na constituição portuguesa.

lotaria

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.