Como conseguir um crédito pessoal mais barato?

O crédito pessoal é muitas vezes a opção escolhida para financiar projetos pessoais. Sejam esses projetos, fazer compras, fazer face a despesas ou para se oferecer um presente especial.

Se está à procura de um crédito pessoal para fazer face a alguma despesa inesperada, fique a saber neste artigo como conseguir ter acesso a um crédito pessoal mais barato, mas fiável e verdadeiro.

Como reduzir os custos do seu crédito pessoal?

Ficaria surpreendido com a quantidade de dinheiro que poderia poupar no custo do seu crédito pessoal se o transferisse para outro banco ou se tivesse pensado melhor no início.

Neste artigo iremos abordar algumas das formas que poderá utilizar para poupar no seu crédito pessoal:

  • Utilizar poupanças para abater no crédito;
  • Transferir o crédito para outro banco ou instituição financeira;
  • Consolidar os créditos existentes;
  • A importância da TAEG.

Utilizar poupanças para abater no crédito pessoal?

Cada banco ou instituição financeira tem diferentes prazos de reembolso para lhe propor. Antes de fazer a sua escolha, estude bem qual será o melhor prazo que lhe possibilite ainda poupar algum dinheiro para que mais tarde possa fazer uma amortização do crédito, quer seja ela total ou parcial.

Nota: Verifique primeiro se o crédito que tem contratado não o penaliza por fazer amortizações. Caso não o penalize, considere então fazer amortizações se a sua vida financeira melhorar.

crédito pessoalTransferir o crédito para outro banco ou instituição financeira?

A transferência do seu crédito pessoal para outro banco ou instituição financeira será afetado por duas variáveis e ambas são importantes para a viabilidade da transferência do seu crédito. A primeira está ligada ao valor praticado do spread. A segunda está ligada aos custos associados à própria transferência.

Nestes últimos anos, a banca concebeu poucos créditos e agora precisa desesperadamente de voltar a emprestar dinheiro para tornar o seu negócio sustentável. Como a taxa de juro EURIBOR mantém-se perto do zero e a tendência é manter-se assim por mais alguns tempos, o spread dos créditos pessoais tem vindo a baixar abruptamente.

Por outro lado, existem custos específicos associados às transferências de créditos. Existem taxas de juro diferentes para contratos diferentes:

  • No caso dos contratos com taxa de juro variável: a taxa aplicada é de 0,5% do valor que for reembolsado;
  • No caso dos contratos com taxa de juro fixa: a taxa aplicada é de 2%.

Para além destes custos, existem ainda os custos “normais” associados à realização de novos créditos: escritura, avaliação do imóvel, entre outros.

Consolidar os créditos existentes?

O crédito consolidado é uma modalidade de crédito que lhe oferece a possibilidade de juntar todos os créditos, que tenha atualmente, em troca de condições melhores.

Quando faz um crédito consolidado, todos os seus créditos são abatidos e criado apenas um só com melhores condições e mensalidades mais baixas. Com esta modalidade de crédito poderá poupar bastante no valor das suas mensalidades, leia o nosso artigos sobre quanto pode poupar com o crédito consolidado.

Nota: Tenha em atenção se a taxa de juro do crédito consolidado que lhe é oferecida é inferior à média das taxas de juro que tem atualmente.

A importância da TAEG?

Muitas vezes vemos as pessoas a comparar as taxas de juro, prazos de pagamento, valor das mensalidades, etc, mas a esquecerem-se da TAEG.

A TAEG ou Taxa Anual Efetiva Global engloba todas as despesas acrescidas ao crédito e representa o custo total do crédito. Ou seja, a TAEG fornece-lhe o custo total que vai pagar pelo montante que pediu junto do seu banco ou entidade financeira.

Normalmente, o crédito pessoal com a TAEG mais baixa é o crédito mais barato.

Para concluir, tenha em atenção que o crédito pessoal mais barato não é sempre aquele com o valor da mensalidade mais baixo, mas sim o que tem o valor total a pagar mais reduzido. É sempre importante analisar todas as possibilidades, por forma a encontrar a melhor solução possível, ou dito de outra forma, encontrar o crédito pessoal mais barato.



Deixe uma resposta