Até quanto posso poupar com o crédito consolidado?

O crédito consolidado é uma possibilidade que pode apresentar-se como um alívio para muitas famílias. Consolidar o crédito é juntar todos os créditos num só. Quando se tem diferentes créditos, diferentes datas de pagamento, diferentes taxas ou quando se vive uma situação de grande dificuldade para cumprir com o pagamento mensal consolidar os créditos pode ser a melhor opção.

Vantagens do Crédito Consolidado

As vantagens variam consoante as entidades bancárias, no entanto, pode contar com uma mensalidade reduzida, uma única data de pagamento, um prazo de pagamento maior, uma diminuição global dos juros e consequentemente um maior fôlego no orçamento familiar. Por seu lado, tratando-se de um novo contrato, é importante conhecer-se as condições inerentes ao novo contrato. Estas condições poderão ser diferentes em diferentes entidades bancárias.

O crédito consolidado pode acontecer sob uma de duas formas: crédito consolidado com hipoteca ou crédito consolidado sem hipoteca. Como se trata de diferentes possibilidades, as condições e vantagens poderão divergir nalguns pontos. Mas vamos conhecer melhor estas duas formas.

Crédito consolidado com hipoteca – Como o próprio nome indica, no crédito consolidado com hipoteca, o imóvel onde a família reside é dado como garantia. Tendo a garantia do imóvel, o prazo de pagamento pode alargar e a mensalidade definida pode ser mais vantajosa para a família.

Crédito consolidado sem hipoteca – Crédito consolidado sem hipoteca é o contrário do anterior. Aqui não é dada a garantia do imóvel. O prazo poderá ser menos alargado do que no crédito consolidado com hipoteca e a mensalidade fixada poderá não ser exatamente tão atrativa como na possibilidade em que há a garantia hipotecária.

Mas afinal quanto posso poupar?

O crédito consolidado pode permitir uma poupança de 60%. A redução das prestações através do crédito consolidado pode atingir valores de facto surpreendentes. Juntar todos os créditos num só pode ser um alívio para muitas famílias que vivem momentos angustiantes. As condições iniciais em que os diversos créditos que as famílias fizeram poderão não se manter, as famílias podem ter sofrido algum imprevisto ou outra alteração que pode por em causa o cumprimento das obrigações ou prejudicar a qualidade de vida da família. Desta forma, a consolidação de créditos pode ser a única solução que ajude a família a superar momentos mais exigentes. A consolidação de créditos pode ainda ser a melhor opção para famílias que mesmo não vivendo momentos difíceis pretendem rentabilizar o seu orçamento familiar e fazer alguma poupança.

O crédito consolidado não implica mudar de banco e aceita todos os tipos de dívidas e como já referimos, fazer um novo crédito e conhecer detalhadamente todas as condições de forma a efetivamente se fazer a escolha mais acertada. Peça informações no seu banco mas não deixe de consultar as condições disponibilizadas por outros bancos e entidades de crédito de forma a assegurar-se que toma a melhor opção. Pode consultar os nossos parceiros aqui.

Há vários simuladores online que lhe poderão poupar tempo e evitar deslocações demoradas aos bancos. As simulações dão-lhe a conhecer condições e vantagens que numa fase inicial poderão ser cruciais.