Crédito Consolidado

A consolidação de crédito é uma das ferramentas disponíveis para famílias com dificuldades financeiras que permite a redução das prestações mensais e até mesmo poupanças até 70%. Iremos abordar neste artigo todas as vantagens e desvantagens em consolidar crédito, bem como dicas e locais onde pedir mais informações sobre crédito consolidado.

Porque preciso de Consolidar Crédito?

Pois bem, a vida dos portugueses continua a ser difícil. Comprar uma casa, um carro, mobilar a casa, colocar o filho a estudar na faculdade… são desejos que só se concretizam graças a um empréstimo. Pagar a pronto é uma utopia que já nenhum português parece ser capaz de tornar real. Nos últimos anos os bancos, cientes da crise têm avançado com muitas facilidades para fazer face aos desejos dos seus clientes.

O que parecia ser fácil acabou por se tornar um pesadelo para algumas pessoas já que foram fazendo vários créditos e as dificuldades foram-se somando.  Diferentes taxas de juro, diferentes mensalidades e diferentes prazos são alguns dos problemas relatados por quem possui vários créditos. No entanto e para responder a estas dificuldades, hoje em dia há uma solução que pode ser vantajosa para muitas pessoas. A solução é consolidar os créditos.

O que é o Crédito Consolidado?

Crédito consolidado é uma possibilidade que surgiu há cerca de dez anos em Inglaterra e França. Atualmente esta solução também está disponível no nosso país. É uma hipótese disponível para qualquer pessoa que tenha vários créditos. Assim vários créditos com prestações e prazos diferentes podem juntar-se de forma a reduzir os custos e a aumentar os prazos de amortização.

Geralmente quem tem vários créditos de curto prazo conta com taxas muito elevadas e consolidando os créditos, o encargo mensal fica mais baixo ao se renegociar as taxas e prazos de pagamento que habitualmente compreendem um período que pode ir de 5 a 30 anos. Quando se juntam os créditos pessoais obtém-se uma só mensalidade fixa e uma só data de pagamento mensal. Nalguns casos a redução mensal fica na ordem dos 60%.

Como fazer?

Em primeiro lugar, importa conhecer as duas possibilidades existentes:

Crédito consolidado com hipotecaNesta situação, as pessoas têm o crédito habitação e outros créditos menores. No caso, de não ter crédito habitação, o imóvel onde reside é dado como garantia para o cumprimento do crédito. Nesta forma de crédito consolidado pode contar-se com mensalidades mais baixas e prazos mais alargados.

Crédito consolidado sem hipoteca – Nesta forma de crédito juntam-se todos os créditos constituindo-se um novo crédito pessoal. Aqui comparativamente com a primeira hipótese os prazos não são tão alargados e as prestações não são tão baixas.Há várias entidades financeiras a disponibilizar estas formas de crédito consolidado, pelo que, encontrar a solução mais ajustada à sua situação deve ser o seu objetivo. Na internet e de forma rápida encontra ainda simuladores de crédito consolidado que lhe permitem analisar diferentes hipóteses de crédito consolidado.

De forma a elucida-lo melhor sobre este assunto apresentamos-lhe de seguida as vantagens e desvantagens de uma forma mais objetiva e sucinta.

Vantagens do crédito consolidado

  1. Prestação mensal mais baixa relativamente à totalidade dos seus créditos
  2. Uma só mensalidade
  3. Diminuição global da taxa de juros
  4. Uma só data de pagamento
  5. Melhor gestão do prazo de pagamento

Desvantagens do crédito consolidado

  1. Apesar das vantagens fazer um crédito consolidado é fazer um novo crédito e o custo global pode ser mais elevado (dependendo das características dos créditos anteriores)
  2. Em determinadas situações poderão surgir penalizações por se amortizar os créditos anteriores antes do tempo definido inicialmente.

Onde posso pedir mais informações?

Existem no nosso país várias empresas que realizam este tipo de operações. O milionário.pt recomenda a Private Solutions pois para alem dos vários anos de experiência que tem apresentam ainda as soluções mais vantajosas para os seus clientes.