Time, energy and money. These should never be compromised.

Como poupar no crédito habitação

Nos tempos que correm encontrar alguém que compre a casa a pronto deve ser mais difícil do que “encontrar uma agulha num palheiro”. Quando se pensa em comprar uma casa é inerente pensar-se em contrair um crédito habitação. Com várias entidades financeiras disponíveis, o nosso cuidado deve incidir numa análise cuidada da nossa situação e da melhor solução para nós. Estarmos bem informados logo na fase inicial é a chave para já estarmos a poupar no crédito habitação. Porque, efetivamente há soluções que não são as melhores para nós e se podem traduzir num desperdício de dinheiro.

TAE, Spread e Euribor? Mas afinal o que são?

Antes de mais, para poupar no crédito habitação fique familiarizado com estas palavras: TAE, Spread e Euribor. Se não tem qualquer conhecimento sobre elas, não fique aflito. A maioria dos portugueses, com ou sem crédito habitação, não sabe o significado destas palavras. Nós vamos já descodificar-lhe tudo!

A taxa anual efetiva (TAE) compreende o custo total do empréstimo e engloba a Euribor (que já lhe vamos explicar), o spread e outras despesas como seguros. Encontrar uma TAE baixa é indicador de poupança.

O spread de taxa de juro é a taxa de lucro cobrada pelos bancos e outras instituições financeiras. Spread é a margem, o lucro do banco. Quanto maior o spread, maior o lucro dos bancos. O spread varia consoante o custo de financiamento, o risco de crédito (o spread indica se o cliente é de risco ou não) e a relação entre o montante do empréstimo e o valor do imóvel. O spread não é fixo. Quanto maior for a entrada inicial menor é o spread. A taxa de juro final inclui o spread e o indexante (os créditos, habitualmente, são indexados à taxa Euribor a 6 meses).

Euribor significa Euro Interbank Offered Rate e é uma taxa calculada com base na média de juros praticados pelos bancos na zona Euro (entre si para se financiarem). É, portanto, uma taxa interbancária. A taxa Euribor existe desde 1999, altura em que o euro foi introduzido (antes publicava-se uma taxa designada Airbor). O crescimento económico e o nível de inflamação interferem na fixação da taxa Euribor. As taxas Euribor são fixadas diariamente, por volta das 10 horas da manhã. As taxas Euribor são os indexantes mais frequentes nos créditos à habitação. Quando caem, o custo do crédito fica mais leve, quando sobem, os encargos aumentam. Mesmo no caso dos contratos indexados a uma taxa fixa, a taxa Euribor influencia o valor dos juros.

Produtos completamentares

Para poupar no crédito habitação fique atento aos produtos que o seu banco lhe apresenta uma vez que pode não compensar aderir a cartões de crédito, seguros de vida, PPR’s… porque os encargos tornam-se maiores. Com frequência, o seguro de vida obrigatório compensa mais ser feito numa seguradora que não esteja associada ao banco. A poupança, neste caso em particular dos seguros de vida, costuma ser bastante significativa. Se tiver a possibilidade de dar uma boa entrada inicial mais poupa. Uma entrada inicial reflete-se sempre numa melhor taxa de juro. Sempre que a sua vida financeira lhe sorrir aproveite para amortizar o crédito contraído.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.