Time, energy and money. These should never be compromised.

O que é a Euribor?

Há alguns anos atrás seria impensável que a Euribor a um mês vivesse abaixo do zero, mas a verdade é que atualmente ronda os -0,37%. Nos outros prazos, mais populares como referência nas prestações de crédito, as taxas também já se encontram em terreno negativo. A Euribor a seis meses, a mais comum nos empréstimos à habitação, ronda agora os -0,24%.

A taxa Euribor é talvez uma das taxas mais conhecidas da opinião pública. Sabia que a Euribor é o principal indicador para a maior parte dos empréstimos à habitação variáveis em Portugal? Ou que também se utiliza para calcular os juros de outros produtos financeiros como créditos pessoais ou depósitos bancários? Neste artigo, vamos perceber o que é, afinal, esta taxa.

O que é a Euribor?

A Euribor existe desde 1999, ano em que o Euro foi introduzido. Antes dessa época também já se publicava diariamente uma taxa semelhante chamada Aibor, além das taxas de juros locais praticadas noutros países.

A palavra Euribor surgiu da junção das palavras Euro Interbank Offered Rate. Calcula-se a partir da média das taxas de juro praticadas em empréstimos interbancários em euros. A Euribor baseia-se nas taxas de juros médias estabelecidas por um painel de cerca de 50 bancos europeus que emprestam dinheiro entre eles. Os prazos do empréstimo variam de uma semana a um ano e as suas taxas são consideradas uma das mais importantes no mercado monetário europeu. Contudo, há outros fatores que contribuem para as variações das taxas de juro Euribor, tais como o crescimento económico e o nível de inflação.

EuriborComo é determinada?

Em primeiro lugar, para determinar as taxas Euribor são excluídos 15%, tanto das percentagens mais altas como das percentagens mais baixas relatadas.

Todos os dias, por volta das 11:00 horas (Hora Central Europeia), as taxas de juro Euribor são divulgadas e transmitidas a todas as partes participantes e imprensa.

Normalmente, referimo-nos à taxa Euribor no singular, como se existisse apenas uma. No entanto, existem mais de 8 taxas de juros Euribor todas elas com um prazo diferente: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 meses.

A nível nacional, o único banco que pertence ao painel dos 50 bancos é a Caixa Geral de Depósitos. Para acompanhar as taxas Euribor atuais entre aqui.

Como são seleccionados os bancos?

A seleção dos bancos é efetuada por uma comissão diretora da Federação de Bancos Europeus.

A escolha dos bancos é baseada em critérios de mercado. Os bancos são escolhidos tendo em conta a sua solvabilidade e importância no mercado, de forma a que a diversidade do mercado monetário do euro seja bem refletida, tornando esta taxa uma taxa de referência eficaz.

Diferença entre Euribor e LIBOR?

As taxas Euribor baseiam-se na média das taxas de juros praticadas em empréstimos interbancários em euros. A LIBOR é a taxa média interbancária conta a qual um grupo representativo de bancos se propõe efetuar empréstimos mutuamente no mercado monetário de Londres. Assim como na Euribor, a LIBOR está disponível em vários períodos diferentes. A maior diferença entre ambas, é que a LIBOR aplica-se a moedas diferentes (incluindo dólar americano, livre sterling britannique e euro europeu).

EuriborNos últimos anos, temos assistido a alterações que têm deixado os portugueses muito animados, principalmente os que têm crédito habitação. O valor de referência da Euribor nunca esteve em níveis tão baixos. Visto que a taxa de referência utilizada pelos bancos está em valores mínimos, é normal que se venha a sentir alterações para o consumidor final, ou seja, nos particulares que têm crédito habitação. O que é muito importante, pois a prestação do crédito habitação está, geralmente, indexada à Euribor a 3, 6 ou 12 meses. Assim sendo, uma vez que o Spread é um valor fixo que foi previamente acordado até ao final do contrato, o único fator que pode fazer alterar os valores das prestações é a variação da Euribor.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.