Time, energy and money. These should never be compromised.

Construir casa, prós e contras

A decisão de construir um imóvel deve ser bastante ponderada devido a tudo o que envolve. Uma coisa é certa, do ponto de vista financeiro, compensa bastante construir uma casa em vez de a adquirir já construída. Isto acontece devido ao processo longo e burocrático que envolve a construção de uma casa em Portugal. Devido a isso mesmo as empresas de construção têm margens de lucro bastante elevadas, devido à dificuldade e morosidade de todo o processo. O processo em si acarreta vários riscos que podem atrasar muito a obra, bem como aumentar os seus custos.

Antes de construir

Na verdade, antes de colocar o primeiro tijolo da sua casa, existe um processo longo e burocrático que deverá ultrapassar. Este passa numa primeira fase pela elaboração de um projecto, por parte de um arquitecto certificado com o desenho da sua casa. Normalmente ajuda neste ponto contratar, se tiver essa possibilidade, um arquitecto da Câmara Municipal da área, que terá mais facilidade em elaborar um projecto de acordo com as normas e condições da autarquia. Estes arquitectos normalmente serão mais caros mas podem compensar devido ao tempo que poupa. Isto porque a próxima fase é a submissão do projecto à Câmara Municipal, para esta se pronunciar sobre ele. Ora, se o projecto já foi elaborado pelo arquitecto da Câmara, é mais provável que este cumpra os requisitos e seja aprovado mais rapidamente.

Depois de ter elaborado o projecto, este ter sido submetido à Câmara e ter sido aprovado, poderá então começar a pensar na construção em si. Um aspecto relevante que deve ter em conta antecipadamente é se o terreno onde pretende construir a casa tem viabilidade de construção e se sim em que condições. Nem todos os terrenos têm viabilidade de construção. Existem em todas as Câmaras Municipais aquilo que se designa por Plano Director Municipal onde se encontra especificado este tipo de informações para todos os terrenos da autarquia. Um terreno pode ser rústico, por exemplo, destinado a ser usado apenas a agricultura. Neste caso não poderá construir nele uma casa. Por outro lado, mesmo que o terreno tenha viabilidade de construção, pode haver alguns limites, tais como a altura máxima do edifício, distancia à estrada, entre outros.

A construção da casa

O processo de construção pode também ser longo, dependendo do tamanho da obra. Este inicia-se com a escolha dos materiais a ser usados, bem como a selecção da empresa que vai construir o imóvel seguindo o projecto que já foi previamente aprovado pela Câmara Municipal. A escolha desta empresa é um dos factores mais importantes que pode determinar se a obra decorrerá sem grandes dores de cabeça ou não. Certifique-se que é uma empresa de confiança e com boas referencias. Idealmente escolha uma empresa que já tenha sido contratada por uma pessoa conhecida sua. Assim pode ter uma melhor noção do que esperar. Provavelmente essa empresa não será a que lhe deu o orçamento mais barato. É de extrema importância não se precipitar na escolha e não decidir de imediato pelo mais baixo. Outro aspecto relevante é o prazo de execução da obra que deve ser definido de uma forma rigorosa e realista inicialmente. Não embarque em promessas de tempos de construção muito baixos por um preço muito baixo. Desconfie sempre de orçamentos “bons demais”. Deve sempre pedir no mínimo 5 orçamentos para poder fazer uma comparação mais eficaz entre eles e tirar algumas conclusões.

Conclusão

A construção de uma casa, do ponto de vista financeiro, é compensadora face a adquirir uma já construída. Esta permite uma grande poupança. Isso é um dos pontos mais fortes a seu favor. Outro ponto relevante é que ao construir de raiz poderá personalizar tudo ao seu gosto. Por outro lado, deverá esperar um processo longo e burocrático pela frente, até ter a sua casa completamente construída. Assim se pretende ter uma casa a curto prazo, o melhor é optar por adquirir uma já construída, encare a construção de uma casa como um projecto a médio/longo prazo. Ideal se não tiver pressa na sua construção ou se for uma segunda habitação sua, por exemplo. Assim, não tem a pressão do tempo do seu lado a cada momento e pode concluir todas as etapas do processo de forma ponderada.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.