Time, energy and money. These should never be compromised.

Companhias de Seguro low cost são de confiar?

Uma forma de poupar ou uma armadilha?

As companhias de seguro low cost são hoje uma realidade, tal como em diversos outros mercados. O conceito é simples, tentar reduzir os custos de operação ao mínimo para poder oferecer ao cliente final um produto a baixo custo. A questão é sempre se esta redução de custos não compromete de forma drástica a qualidade do serviço prestado.

No caso das companhias de seguro automóvel low cost o principal aspecto que lhes permite poupar é o facto de funcionarem quase exclusivamente online. Por vezes têm alguns balcões, em centros comerciais, por exemplo, mas funcionam predominantemente online. Uma companhia de seguros tradicional dispõe normalmente de balcões de atendimento espalhados por várias cidades do pais. Este aspecto não significa forçosamente que se perca ou ganhe qualidade de serviço uma vez que este vai bastante além disso. Mais importante é saber se em caso de necessidade de activação do seguro a companhia cumpre o prometido.

Enquanto não precisar de activar o seguro, todos funcionam bem normalmente. Os problemas podem começar quando tiver necessidade de o activar devido a um acidente. Não se esqueça de ter sempre os contactos da sua seguradora consigo, para poder efectuar o contacto em situação de necessidade.
Na escolha de um seguro, mesmo que low cost, é importante pedir referencias a amigos e conhecidos. Principalmente se foram casos em que a pessoa já teve necessidade de o activar, esta terá uma opinião mais bem formada sobre a companhia em questão.

Como evitar surpresas

Para evitar dissabores deve sempre estudar as várias opções que tem ao seu dispor. Não deixe de analisar também as soluções propostas pelas seguradoras tradicionais. Devido à pressão das companhias de seguro low cost muitas delas foram também obrigadas a baixar preços e, por vezes, podem acabar por apresentar preços semelhantes ás companhias low cost.

Por outro lado deve estudar bem todas as coberturas das soluções que lhe apresentam. Tome especial atenção ao valor de cada cobertura bem como as franquias que possam existir. Verifique também outros extras que lhe podem ser úteis, como um carro de substituição. Normalmente as companhias low cost não oferecem tantos extras, e o valor de cobertura de cada aspecto do seguro, poderá ser inferior ao de uma seguradora tradicional. Além disso muitas vezes tem franquias associadas o que significa que caso pretenda activar o seguro, terá de pagar o valor dessa franquia. Este aspecto pode fazer com que, caso seja necessária a sua activação, perca alguns anos de poupança ao ter de pagar a franquia. Por isto mesmo deve fazer bem as contas para não ser apanhado de surpresa.

Para comparar entre as diversas ofertas das companhias de seguro pode utilizar simuladores online. A maior parte das companhias disponibiliza um no seu site. Apenas necessita de introduzir alguns dados referentes à sua viatura, bem como algumas informações do condutor e serão apresentadas várias opções. Mesmo dentro de cada companhia de seguros é comum ter vários níveis de seguros, com diferentes coberturas e extras. Saiba ainda que muitas seguradoras conseguem dar melhores preços quando a simulação é feita presencialmente num balcão de atendimento. Normalmente online existe mais concorrência e as companhias de seguros tendem a dar preços piores para evitar que a concorrência vá baixando mais e se entra numa guerra de preços que não as beneficia.

Conclusão

A subscrição de um seguro automóvel numa companhia de seguros low cost pode permitir-lhe uma poupança anual significativa. No entanto, para evitar surpresas deve assegurar-se que o seguro que está a obter corresponde ás suas expectativas a nível de coberturas. Lembre-se que está a proteger o seu automóvel que provavelmente lhe exigiu um esforço financeiro significativo para o adquirir. Para uma decisão mais ponderada não deixe de simular os preços em várias companhias, mesmo as companhias tradicionais, antes de tomar a sua decisão.
Não deixe também de obter referencias junto de amigos e conhecidos. Estes poderão dar-lhe uma opinião com conhecimento de causa, e no caso de já terem activado o seguro, mais detalhada e importante é a sua opinião. A companhia foi rápida a resolver a situação? Colocou algum tipo de entraves ou dificuldades? Estas perguntas importantes de ter resposta para poder concluir acerca da confiança que essa companhia de seguros oferece.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.