Time, energy and money. These should never be compromised.

Leasing Automóvel vale a pena?

Será esta a melhor solução para compra de carro?

O leasing automóvel é uma forma que pode ser bastante rentável de poder usufruir de um automóvel. Este sistema permite que o cliente, ao longo do tempo, vá pagando uma determinada mensalidade (como se fosse um aluguer) referente ao automóvel, com a possibilidade de, no fim do contrato, poder ficar com ele pagando um pequeno valor adicional.

Esta situação pode ser bastante útil não só para clientes particulares como para empresas. No primeiro caso é uma forma de usufruir de um carro sem ter de despender o valor inicial necessário para o adquirir, nem contrair nenhum crédito. No caso de uma empresa, pode também constituir uma enorme fonte de poupança principalmente em situações em que se trate de uma frota com mais de uma viatura.

Vantagens de desvantagens

Uma das principais vantagens como foi acima referido é a poupança que advém do uso deste sistema face à habitual aquisição do automóvel. Essa poupança provem de vários aspectos. Um deles é a manutenção. A maioria dos contratos de leasing têm incluídas despesas de manutenção, tais como revisões, mudança de pneus e o seguro automóvel. Naturalmente que se tiver algum azar e for necessário efectuar alguma reparação extra, este custo terá de sair do seu bolso.

No entanto, tem a segurança que, à partida, os custos referentes à manutenção programada, já estão cobertos. A grande maioria das vezes esta manutenção é feita na marca e não em nenhuma oficina de qualidade duvidosa. Portanto tem acesso à melhor manutenção para o seu veiculo (que normalmente é a mais dispendiosa) sem pagar nada por ela. Outra forma de poupança é com impostos e seguro. Muitas vezes estes são também dois aspectos que estão incluídos no seu contrato de leasing.

O custo do IUC, bem como, do seguro automóvel obrigatório por lei. Assim, são menos 2 outras despesas com que tem de se preocupar. Por fim, como já foi referido acima, o facto de não ter de desembolsar à partida o valor de aquisição da viatura é uma grande mais valia. Nem é necessário qualquer tipo de entrada.

Apenas tem de proceder ao pagamento das mensalidades, mês após mês. Do lado das desvantagens não existe nenhuma muito relevante à partida, mas deve sempre estudar o seu caso. Por exemplo se planeia fazer muito poucos quilómetros anualmente, esta pode não ser uma boa solução pois está a pagar uma mensalidade e o carro estará a maior parte do tempo parado, na garagem. Por outro lado lembre-se que o leasing é um sistema de aluguer, ou seja, o carro não fica propriedade sua (a menos que o adquira no final do contrato, pagando um valor adicional).

Cuidados a ter com o Leasing Automóvel

Existem no mercado várias empresas que prestam serviços de leasing em viaturas automóveis. Uma delas é a Lease Plan que tem um vasto leque de ofertas nesta área. Ao comparar condições entre várias empresas, verifique sempre todos os detalhes, nomeadamente, que despesas estão incluídas no preço, qual a duração do contrato e quais são as condições para, no final do contrato, poder adquirir a viatura. Este aspecto é bastante importante pois permite que no fim do contrato possa ficar com o automóvel e assim, o dinheiro investido ao longo do tempo em alugueres, não seja totalmente perdido.

Por outro lado, como já terá passado algum tempo desde o inicio do contrato, a viatura já se terá desvalorizado significativamente e portanto, poderá adquiri-la por um preço bastante mais atractivo do que o preço inicial. Ao estudar as condições do seu contrato de leasing verifique também qual o limite de quilómetros anual. Normalmente todos os contratos têm associado um limite de quilómetros anual, após o qual, a empresa pode começar a cobrar um determinado valor por cada quilometro adicional. Isto porque um dos principais factores que determina o valor de um automóvel é o numero de quilómetros que ele possui, pelo que, a empresa tem de proteger o seu património de forma a não desvalorizar a um ritmo superior à receita que estão a obter com ele.

Conclusão

O leasing automóvel tem várias vantagens e pode constituir a melhor solução para um cliente particular que não disponha de capital suficiente para adquirir a pronto pagamento o automóvel que deseja. No caso de uma empresa, esta situação pode ser vantajosa principalmente para frotas com mais do que uma viatura, e desta forma não precisa de se preocupar com custos de aquisição e manutenção das mesmas.

Caso contrario tem de possuir algum contrato de manutenção com uma oficina o que seguramente lhe ficará mais dispendioso. Adicionalmente todas as despesas com contratos de leasing automóvel podem ser abatidos nos impostos da sua empresa uma vez que são aceites como um custo inerente a qualquer actividade, seja ela qual for a área.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.